quinta-feira, 16 de abril de 2009

O Retorno da Luta Livre Brasileira às Telinhas

Venho ingressar nessa seleta equipe de colunistas do Portal da Luta Livre com imensa satisfação para falar sobre a Luta Livre brasileira num dos momentos mais apropriados, devido ao retorno às telinhas do verdadeiro espetáculo nacional.

Deixo claro que não sou anti-americanismo, mas como sou filho de um grande ídolo do início da Luta Livre no nosso País, o lendário Cigano Stiner, acompanhei desde a minha infância esse emocionante mundo.

Stiner iniciou na Luta Livre ainda na década de 60, mesma época em que vieram para o Brasil grandes nomes como Ted Boy Marino, El Condor, Ali Bunani (primeiro intérprete do Fantomas), Tigre Paraguaio, dentre outros astros dos ringues.
Lutou e teve durante muitos anos grande amizade com todos.
Recordo que em certa ocasião, o Ted foi a Porto Alegre para uma apresentação beneficente por convite de meu pai, e sequer cobrou cachê devido ao nível de amizade dos dois.
Ainda criança viajei por grande parte do RS acompanhando Stiner nas lutas, onde pude viver o dia a dia de um espetáculo de Luta Livre.

Hoje vejo infelizmente muito destaque voltado à mídia internacional sobre o esporte, e quase nada se fala sobre nossos talentos.
Temos verdadeiros guerreiros que por mais árdua que seja essa batalha, nunca deixaram a Luta Livre morrer aqui também. Guerreiros como o Caipira Dom Afonso, Bob Leo, Bob Jr., Trovão, Homem Montanha, Michel Serdan, aqui no Rio Grande do Sul guerreiros como Índio Kindar, Zíngaro, Búfalo Bill.
São verdadeiros heróis que não medem esforços para manter acesa a chama do grande espetáculo apagar.
São heróis de uma batalha solitária. Uma batalha muitas vezes sem o menor apoio, sem patrocínio, arcando com despesas de seus próprios recursos para levar entretenimento à população, arrecadar alimentos em eventos beneficentes para ajudar instituições carentes de auxílio.

Por esses verdadeiros heróis e grandes guerreiros do presente, e verdadeiros valores do passado, é que passo a fazer parte desse time em prol da verdadeira Luta Livre no Brasil.

Pretendo aqui, desmistificar falsos mitos, mostrar a verdadeira história da Luta Livre no Brasil. Quem foram os precursores. Quem se diz lutador e nunca subiu em um ringue.

Pretendo aqui mostrar a verdade. Não a minha verdade, pois não sou o dono dela, mas conto com grandes amigos e amigas na mesma condição. Filhos, filhas, netos de grandes lutadores do passado, que podem comprovar o que for postado aqui.

Não pretendo tornar desse espaço um ponto de polêmica, pois não é esse o objetivo do Portal da Luta Livre, mas sim de enaltecer nossa "prata da casa".

Dentro do possível estarei escrevendo aqui, comentando e sempre procurando trazer algo de novo aos amantes da Luta Livre.

Encerro minha apresentação inicial, dando meus sinceros parabéns e creio que em nome de muitos grandes lutadores do passado pela dedicação, empenho e comprometimento de uma grande idealizador. Um homem que pelo pouco que conheço já reconheço que além de ser um grande ídolo, um grande lutador da atualidade, é também hoje um possível precursor de uma nova fase da Luta Livre no Brasil, com a estréia do programa da BWF no Canal 9 da Net São Paulo e através da internet também.

Meus sinceros parabéns a esse guerreiro chamado Bob Jr.