segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Meu ringue: Valeu pela visita, WWE!

A um ano atrás, no dia 30 de Novembro de 2007, Khali, Batista, Melina e Shane McMahon visitaram a cidade de São Paulo em um encontro que ficou marcado pra sempre para os fãs da WWE. Lá, não apenas nasceu a chama do amor à luta livre que reaparece depois de um tempo adormecida, como também nasceu os projetos iniciais do Portal da Luta Livre.

Clique em "Leia mais..." para acompanhar as lembranças desse dia.

Os relatos e vídeos nessa coluna são as lembranças que eu (Marcos Amaral) tenho desse período. Claro que alguns momentos podem ter sido esquecidos por aqui. Então, se você foi também neste encontro e se lembra de um momento que não foi citado aqui, deixe seu comentário. :D

Loguei no Orkut, buscando mais informações sobre a vinda dos programas da WWE para o Brasil. Na época, não haviam sites nacionais de informações sobre luta livre, e pouquíssima gente conhecia os sites gringos que hoje são as maiores fontes dos blogs nacionais. Eu estava nesse grupo. Então a única alternativa era o Orkut, e um fórum composto por fãs que pode ser visto aqui.

Ao logar no Orkut, uma postagem em uma comunidade me chama (e muito a atenção):

Atenção todos,

A WWE acaba de oficializar o encontro entre os fãs brasileiros e os Superstars. A novidade é que John Cena, não poderá vir pois irá para o Iraque, mas ganhamos Batista no lugar.

Batista, Melina e Great Khali receberão os fãs dia 30 de novembro as 10 da manhã em um Hotel próximo a Avenida Paulista em São Paulo. Para participar, vocês precisam mandar email com nome, idade, RG e email até o meio-dia de Segunda-feira, dia 26.

Mandem para o endereço:
xxxxxxxxxx@xxxxxxxxxx

Teremos um limite, portanto confirme apenas se você puder ir. Avise aos amigos.
Mandaremos endereço do hotel junto com a confirmação.

Levem camisetas, posters e o que acharem bacana para que os superstars vejam que já são queridos no Brasil.

Leiam matéria sobre a vinda da WWE para o Brasil no caderno Folhateen da Folha de São Paulo que circulará na Segunda-feira, dia 26. O jornal "O Globo" do Rio de Janeiro publicará outro artigo dia 25 na sua revista.


Pronto, agora era questão de honra ir. Mandei o e-mail, e recebi o convite... YAY! Câmera na mão (e as fotos hoje perdidas em uma formatação no PC), e vamo embora!

O encontro foi no L'Hotel, na Al. Campinas, uma rua que corta a Av. Paulista, na região central de São Paulo. Eu era o terceiro da fila. Não via a hora de começar. Entrando e saindo do hotel enquanto isso, vários oficiais da WWE (Aqueles mesmo que várias vezes cito nas notícias) conversando em inglês. Eu não acreditava que aquilo tudo era verdade. Aquela calma surreal na rua, mesmo com a fila enorme, que se diferenciava dos encontros nos EUA, abarrotados de fãs que gritam sem parar o nome do seu Superstar favorito.

Os Superstars tomavam café da manhã enquanto a gente esperava mais um pouco. Lembro do segurança do hotel brincando: "'Magina aquele grandão [Khali] lá tomando café da manhã... Acho que vocês vão esperar até o meio-dia, hein?"

Não chegou a isso, mas quase umas 11 da manhã nos entramos... Uma sala que cabia (sou péssimo pra estimativas) umas 100 pessoas (e lotou!) com uma mesa com microfones, água mineral e três cadeiras para Batista, Melina e Khali. A sala estava lotada de pôsters anunciando a estréia no SBT (com a data errada, diga-se de passagem. Mas não entremos nisso, pois o SBT já quase me processou quando reclamei na primeira vez. Abraço, Maísa!), atrás da mesa um pano enorme com o logo da WWE beeeem grande... "Cara*** - pensei - não acredito que tô aqui".

A sala foi lotando. Os repórteres de jornais e revistas foram chegando e gravando entrevistas com alguns fãs. Um desses vídeos, feito pela TV UOL, pode ser visto clicando aqui. A assessoria de imprensa perguntava coisas sobre a WWE, incluindo coisas dos bastidores. Quem acertasse, levava camiseta. Uma baita disputa. Todo mundo sabia responder! :D


E VOCÊ ACHA QUE EU NÃO IA GARANTIR UMA PRA MIM, NÉ?
AO FUNDO, IGOR LOPES, DO PODCAST. O CONHECI NESTE DIA.


Não é preciso dizer que os oficiais da WWE ficaram impressionados com as respostas dadas pela galera. isso porque eram perguntas que normalmente são impossíveis de serem respondidas em um país que não vê a programação da WWE a mais de 10 anos. A pergunta que eu respondi, não lembro bem o que era, mas era sobre algo que havia acontecido no RAW, quatro dias antes do encontro. Os minutos iam passando, até que chegou a grande hora. O 'organizador' do encontro (grande Horácio Brandão. Ele que chamou a galera do Orkut) anunciava a entrada do primeiro superstar: Batista.

Tá, muitos fãs não gostam do Batista. O que mais tem no Orkut são críticas à ele. Mas se tinha gente dessa turma lá no meio, se renderam ao espetáculo que a WWE nos proporcionava nesse dia, e vibraram com a entrada dele, que carregava o cinturão do WHC, na época pertencente à brand SmackDown!. Ver o cinturão, brilhando e chegando a ofuscar a vista quando batia alguma luz nele foi muito bom. O belt era mais um Superstar para trazer alegria a nós fãs.


BATISTA, COM SEU CINTURÃO, POSA PARA FOTO COM OS FÃS


A seguir, vem Melina. Sem aquela produção toda que é típica de suas 'entrances' na arena, e sem aquelas roupas também e sua característica bota com peles de algum animal. Mas bonita como sempre. Só uma pena que ela não fez sua clássica 'abertura de pernas'. Também não tinha como. É hoje que eu apanho em casa, hehehe...


MELINA. MUITO SIMPÁTICA, E COM CERTEZA A PRESENÇA MAIS ESPERADA PELOS MARMANJOS.


A seguir, vem Khali. O teto dessa sala era 'baixo', então não dava pra ele levantar muito os braços. Senão ele batia no teto. É sério.


KHALI SE JUNTA A BATISTA E MELINA PARA INTERAGIR COM OS CONVIDADOS.


Eles se sentam, e respondem as perguntas feitas pelos fãs. O tradutor de Khali desta vez é outro, ao invés de Ranjin Singh. O cara fala um português meio arranhado, mas compreensível. Eles não estão in character, ou seja, dentro dos personagens que representam nos ringues. Até porque, eles sequer imaginavam que nós sabíamos de sua existência por esses lados.

Várias perguntas feitas à todos. "Como é sua rotina de treinos?", "O que vocês acharam do Brasil?", "A luta livre é mesmo combinada?" e muitas outras. Não consigo me recordar de todas. Só me lembro desta última, a qual todos os fãs protestaram ao ouvir. Falei pro Batista: "Deixa quieto...", mas ele respondeu: "Eu não me importo de responder à essa pergunta".

Fotos, autógrafos (em uma folha 'oficial', que a WWE disponibiliza para os fãs) e quando pensávamos que o encontro ia chegando ao fim, aparece Shane McMahon. Na dele, sem fazer barulho. Sua entrada sequer é anunciada. Só quando o Horácio o vê na sala que anuncia ao pessoal. O Shane ficou no meio da galera. Tirando fotos, e autografando a folha de todo mundo.


SHANE MCMAHON APARECE DO NADA PRA INTERAGIR COM O PESSOAL



A CAMISETA DISTRIBUIDA PARA QUEM ACERTOU AS PERGUNTAS, JUNTAMENTE COM A FOLHA DE AUTÓGRAFOS


Os seguranças já estavam na sala pra educadamente pedir a nossa retirada, enquanto eu ainda esperava, em meio a vários fãs, pra pegar um autógrafo e tirar uma rápida foto com o Shane. Depois de sairmos, fomos pra Av. Paulista. A revista "Quem" iria tirar uma foto dos lutadores. E alguns dos fãs foram chamados para participar da foto.


OS SUPERSTARS DA WWE NA AV. PAULISTA
FOTO ACHADA PELO BILLY, NOS COMENTÁRIOS. VALEU, BILLY!


Um dos melhores momentos, na minha opinião. O Khali é muito comunicativo, e conversou com todos. Fazia piadinhas (em inglês mesmo. Ele sabe falar o idioma) e sorria para nossa alegria, e a surpresa das pessoas que passavam pela Av. Paulista e se impressionavam com o tamanho dele. Muita gente nos perguntava quem era esse cara grande, essa mulher e esse 'bombadão'. A gente respondia, contando brevemente sobre a WWE e a estréia no SBT. Deu resultado. A audiência foi boa na época em que rolou na TV.


KHALI DESCANSA UM POUQUINHO DURANTE A SESSÃO DE FOTOS


Em um determinado momento, o fotógrafo pediu pra que Khali se agachasse para bater uma foto dele ao lado de Batista e Melina, que ficariam de pé. Ele recusou. "Eu não gosto de 'ficar pequeno' não", disse ele. E claro, a foto dele agachado não aconteceu. O fotógrafo ficou na vontade.

Debaixo de um sol escaldante da Av. Paulista, encerra-se assim que o fotógrafo recolhe seus equipamentos, esse encontro que ficará marcado pra sempre na memória dos fãs da WWE. Infelizmente, o programa não virou. Eu sinceramente já acreditava que não viraria. Não por falta de competência da WWE, mas sim pela já conhecida prática do SBT em não seguir a sua programação em horário fixo, ou durante um tempo determinado.

E isso já faz um ano... Puxa, como o tempo passa. Espero um dia ver de novo no Orkut mais uma mensagem dessas, convidando os fãs a ver os Superstars da WWE no Brasil. Mas enquanto não chega esse dia, resta a nós apenas as lembranças deste dia que fez reacender a chama do prowrestling no Brasil.

Obrigado ao Wrestling Mania, e ao Fórum do informativo da Luta Livre pelas fotos.

27 comentários:

Igor Lopes 1 de dezembro de 2008 às 12:15  

Simplesmente inesplicável!

Um dos dias mais fodas da minha vida... e acredite se quiser, tinha saido duma apresentação de ginástica ritmica da faculdade direto pra lá, haeuhuehue ^^

Muita coisa se passou nesse dia... e pra mim durante semanas, pois ajudei uma revista com entrevistas e tal, fora que apareci no SBT tbm.

Enfim, muito foda.

Fato marcante? Chego na Paulista pras fotos, vou falar com o Marcos, ele nada esperto me pergunta sobre a BWF, e hj estamos ai, há 1 ano e 1 dia, amigos e trabalhando juntos ^^

Um abraço pra todo mundo que foi no dia e parabéns ao Marcão pelo post.

Assim que possível colocaremos mais fotos do dia.

Igor Lopes 1 de dezembro de 2008 às 12:17  

Aliás.. esqueci de falar.

Eu respondi SÓZINHO no meio da multidão "Quem lesionou o joelho de Chavo Guerrero?", que na época feudava com o Rey, e como um fodeu o do outro, o povo se embananou e eu levei a camiseta, aehauehuehu ^^

E na foto que o Marcos postou, eu estava indo responder, hehehe

Iran Santiago 1 de dezembro de 2008 às 12:53  

Mesmo não tendo participado, imagino como foi este dia.
Bom relato, deixo todos nós que não fomos morrendo d inveja e desejando um futuro encontro...
Flw

Anderson Wesherham 1 de dezembro de 2008 às 13:21  

"Mesmo não tendo participado, imagino como foi este dia.
Bom relato, deixo todos nós que não fomos morrendo d inveja e desejando um futuro encontro..." Faço das palavras do Iran minhas palavras, deve ter sido muito bom, quem sabe numa proxima.

Rodrigo 1 de dezembro de 2008 às 13:34  

Muito loko kra,na epoca eu nem sabia oq era WWE,ja tinha ate visto o jogo mais nem dava bola,achava podre.Mais depois q começou a transmitir na SBT,nossa ja comecei a nao marcar coisas no sabado a tarde so pra poder assistir a WWE.Bom hj eu sou fã pra caraio e nao perco mais nenhum programa.Estou sempre aki no Portal da Luta Livre e outros como o Wrestlemaniacos,wweaoextremo e ptwrestling para saber as News da WWE.
ai galera axei uma foto no site da revista quem q tem a foto dos tres,se quiserem colocar ai ta ai:
http://revistaquem.globo.com/Quem/0,6993,EQG1664637-6139,00.html

Douglas Álex 1 de dezembro de 2008 às 13:37  

Ah que invenja, moro em Pernambuco, loge ein? Eu conheci a WWE NO FINAL DE 2007 e não largo mais. Tomara que aconteça outro encontro desse no Brasil. Eque eu esteja lá heheheheh. E o Marcos tava estranho nas fotos. xD

"Havock" Hermano 1 de dezembro de 2008 às 13:58  

Pois é douglas eu tbm moro longe, em Fortaleza. Na época q eu tinha prova e passava WWE eu parava de estudar pra assistir, meu pai ficava doido.

Ygor 1 de dezembro de 2008 às 14:36  

Q inveja, cara... xD
Nem sei oq falar!

Ah, e o pânico gravou uma entrevista lá tbm...

O Raposa 1 de dezembro de 2008 às 14:37  

Eu aqui na minha humilde Rio Claro fiquei na vontade...
O irônico é esperar tanto pela estréia na tv...que eu me esqueci e fui começar a assistir a WWE no seu segundo mês de exbição hehe!

Mas deve ter sido memoravel...e eu não tenho duvidas que voltará...não enquanto o escritório deles estiver aberto em SP

Anônimo 1 de dezembro de 2008 às 14:59  

que pena SEMPRE QUIS CONHECER UNS DOS SUPERSTARS PENA QUE MORO NO RN, RIO GRANDE DO NORTE EM NATAL..
FIQUEI COM RAIVA QUANDO SAIU DA SBT MAIS TENHO ESPERENÇA DE VOLTAR DE NOVO
!!

Jason 1 de dezembro de 2008 às 15:15  

Eu vi a foto q tinha no site q o Billy recomemdou e o Marcos e Igor (Se não me engano) tb estão lá.

Marcos Amaral 1 de dezembro de 2008 às 15:48  

Billy, obrigado pelo link! Procurei a foto mas não tinha encontrado. Já está adicionada ao post.

Jason, eu estou a esquerda do Khali. O Igor eu não achei na foto :P Ele ficaria escondido até se estivesse atrás do Honrswoggle :P Hauhehaeuhaeuhaeu.

Ygor 1 de dezembro de 2008 às 16:36  

WWE no Panico:
http://www.youtube.com/watch?v=5yIL8Vl_oRw

Greg 1 de dezembro de 2008 às 17:05  

Chorei!!

Anônimo 1 de dezembro de 2008 às 17:21  

Que inveja!

Mais acho que minha hora de conhecer os superstars da WWE mais de perto esta chegando, eu e mais uns dois amigos de faculdade vamo fazer uma viagem de ferias para os EUA agora dia 13(maior exepectativa),prioridade n°1 ver o Raw(Smackdown ou ECW)e quem sabe o Royal Rumble,caso conseguimos mandamos fotos para vcs.

Anônimo 1 de dezembro de 2008 às 17:52  

Nossa q inveja...
Quando a WWE começou a passar no SBT ai q ganhei conhecimento...
Depois q parou d passar,Tive a atitude d procurar videos,fotos, cumus no orkut...
Jáà a entrevista do Panico naum gostei nadinha eles estavam esculachando d+ ODIEI :(
Espero q em breve a WWE volte mais, naum pra divulgar e sim para fazer 1 show pelo menos...
TB espero q eu váà uma coletiva d imprensa pra prestigiar a WWE d volta no Brasil...
VIVA LA RAZA

Anônimo 1 de dezembro de 2008 às 17:53  

momentos inesqueciveis ... saudades...

conheci a wwe pelo sbt e achei mto bom... e hj sou fã!

como muitos aqui fiquei mto triste com a saida da TV aberta ...

por falar nisso.. ninguem sabe de + nenhuma info sobre a volta da wwe a TV? nao vejo ninguem + se manifestando ... o q vcs acham pessoal? volta ou nao volta? rola alguma nova informação? alguem sabe? Marcos?

vamos sempre torcer e ter a esperança!

wwe forever!

Anônimo 1 de dezembro de 2008 às 18:47  

Me lembro dessa época, expectativa para passar logo!!!

Tenho 12 anos, devia ter uns 10 quando conheci a WWE, foi por um amigo, eu nem gostava na época, mas comecei a assistir ECW e Experience no FX e gostei, virei um fanatico, quando soube do SBT fiquei louco, mas quando parou de passar, foi fóda, todo mundo xingando no orkut, ai comeccei a assistir pelo justin.tv, e conheci o portal, agora tenho acessado o portal todo dia!

Marcos Amaral 1 de dezembro de 2008 às 19:04  

Eduardo, nada... Ninguém sabe de nada. Pelo visto, vai levar um bom tempo até que volte a TV aberta...

Jason 1 de dezembro de 2008 às 19:10  

Mas eu acho q WWE volta,pq ela tava dando mó audiência,e esse programa de agora do sbt não tá rendendo nada,não sei se é engano mas uma vez eu ouvi o Jarbas dizendo q tava dando 40 pontos no ibope a WWE

Jack 1 de dezembro de 2008 às 19:22  

Olha o Shane McBrother aí com o Marcão!

Sobre a matéria da Quem, impressionante o despreparo da mídia nacional. Os caras não param nem pra usar o google!

Quem é Melinda? David BaPtista?

AHHAHAHA

Aliás, só o despreparo justifica a não transmissão da WWE no Brasil. Já está demonstrado o quanto isso é um nicho forte, que se bem elaborado, poderá lucrar não só com as transmissões (mesmo em horários complicados), como também com memorabilia e etc.

É impressionante o que a SBT causou em poucos meses de exibição. O número de fãs, que já era enorme, mais do que duplicou! A quantidade de sites brasileiros sobre o assunto então, nem se fala! E tudo isso em tão pouco tempo. E mesmo quase 10 meses depois do término da transmissão, os fãs se mantém fiéis e apaixonados, a cada dia mais, não só pela WWE mas como por toda a indústria...

Rodrigo 1 de dezembro de 2008 às 21:07  
Este comentário foi removido pelo autor.
Douglas Álex 1 de dezembro de 2008 às 21:11  

Marcos me add no msn dinho.bad@hotmail.com sou grande admirador teu

Anônimo 1 de dezembro de 2008 às 23:08  

É muito bom relembrar esta coisas né!? Eu tive uma experiencia "parecida"! Claro, não comparando com a eperiencia que tiveram! Já que a de vs e de dar inveja em todos nos, claro inveja no bom sentido! Moro em Nova Yorque já a alguns anos, e em meados de junho de 2006, não me lembro bem o dia, me deparei no aeroporto de Nova Yorque com um superstar da WWE, já tinha ouvido falar dele, já que é tão popular por aqui, mas nem imaginava quem era o cara. Foi quando me disseram que ele era um tal de John Cena! Muito simples e atencioso, por mais que estivesse cercado por tantas e tantas pessoas, ele tentava dar atenção a todos. Apartir dai comecei a acompanhar novamente a "Lutalivre". Sei que muitos aqui, que "frequentam" o site não gostam dele, mas ele é muito simpático! E pra mim um grande lutador da nova geração da WWE!

Anônimo 2 de dezembro de 2008 às 10:27  

Bom o fato de não gostarmos do Cena não é pessoal...
É que ele é um lutador ruim e temos que engolir ele como principal estrela só por que vende mais que os outros (que normalmente lutam mais)...
Mas todos sabem que ele gosta do que faz e gosta dos fãs...só é uma pena que essa sua paixão não seja convertida para ele começar a lutar melhor...

Boemio 2 de dezembro de 2008 às 20:10  

Espetacular a crônica!

Mostrou muita emoção e clareza, parece que estavamos vivenciando este momento contigo!

Imagino que as imagens ficarão eternizadas na sua mente.

Parabéns!

stefan campos 6 de fevereiro de 2009 às 19:59  

tenho inveja dos sortudos da época


entro todo dia e adimiro a dedicação de vcs para esse site tenho quinze anos e sou fã do jeff hardy e do matt desde os 12 é mole


otimo trabalho mesmo