sábado, 16 de maio de 2009

O Telecatch - História

Fantomas vs Furacão
O Telecatch chegou ao Brasil aproximadamente na década de 60. A expressão catch tem a origem na expressão catch-as-catch-can (uma das interpretações seria agarre se puder), quando passou a ser televisionado ganhou o acréscimo de Tele-Catch, ficando amplamente conhecido pela junção das palavras formando o que conhecemos hoje como Telecatch.
Em seu blog o ex-lutador Scaramouche descreve perfeitamente o que foi o Telecatch, e coloco hoje no meu artigo, com a prévia autorização do mesmo.
Para saber mais clique em Leia Mais...



As lutas de telecatch se diferenciavam das demais, por serem cênicas, e que dava a idéia de um vale-tudo, na realidade um show de capacidade física e técnica que envolvia grandes habilidades não só na área da performance, como também na parte criativa, onde a rapidez de pensamento eram importantes para criar situações de combate improvisadas, pois haviam poucas possibilidades de treinamento.

Os lutadores normalmente eram oriundos de outros tipos de lutas, como o Judô, Karatê, Jiu jitsu, Boxe, Luta Olímpica e outras. As lutas de telecatch eram consideradas tanto um esporte como também arte, cuja finalidade principal é o entretenimento, tão arrojado, que a maioria dos telespectadores e espectadores, a viam como uma luta autêntica. Quanto às percussões, eram reais só que com técnica para evitar maiores lesões, assim como também eram reais as remessas de lutadores para fora do ringue, e por isso também aconteciam os inevitáveis acidentes de percurso como qualquer outro esporte de luta. Normalmente as lutas eram arranjadas de forma que lutassem um lutador volante, contra um base, para que a torcida fosse dirigida em sua maioria, para o volante.

TERMOS TÉCNICOS EMPREGADOS

DRAP OU VOADORA: Percutir o peito ou rosto do adversário com ambos os pés.

TESOURA VOADORA: Trançar as duas pernas no pescoço do adversário.

CUTELADA: Aplicar pancada com o bordo inferior da mão espalmada.

CLINCHE: Engalvinhar-se com o adversário, nesta situação às vezes era possível confidenciar alguma técnica a seguir.

AUSTRALIANA: Quando lutavam dois lutadores contra outros dois.

DOUBLE NELSON: Agarrar o lutador por trás e por baixo dos braços, fazendo pressão na cervical com as mãos.

CHINESA: Estrangular por trás, juntamente com as pernas trançadas na altura do abdômen.

REGISTRAR: É demonstrar através de expressões faciais e corporais, que o ataque do adversário logrou êxito.

VOLANTE: Denominação dada ao lutador que faz o papel mais ágil, e que aplica tesouras voadoras e draps (o lutador do bem).

BASE: É o lutador que representava a maldade, é debochado e irrita o público, geralmente é mais pesado, mas existem muitos com bastante agilidade técnica.

MARCAÇÃO: Combinar alguns lances técnicos

FAZER UM H: Combinar alguma malandragem na luta

É bom lembrar que os telecatchs são lutas cênicas, ou demonstrativas, e não devem ser confundidas com as lutas de Vale-Tudo, MMA Pride dentre outras, as quais são lutas de competição.