segunda-feira, 6 de abril de 2009

Locker Room: Como fazer o seu blog de wrestling dar certo?



Mais uma edição desta coluna não periódica, que trata de assuntos de bastidores, e da blogosfera do wrestling no Brasil.

Nesta segunda edição, confira pontos essenciais para você, que começou ou pretende começar um blog sobre wrestling.

Para ler, clique em "Leia mais..."

Diaramente, vários pedidos de parceria chegam as nossas mãos. Geralmente, várias são recusadas porque não seguem alguns dos passos descritos nessa coluna, ou por desrespeitarem as nossas políticas de parceria. Pensando nessa grande quantidade de blogs novos que invadem a blogosfera a cada dia, decidi deixar 5 pontos importantes, seguidos pelo Portal da Luta Livre, para que seu blog dê certo. Quem sabe não nos tornamos parceiros num futuro próximo?

Antes de começar, quero deixar claro que de nenhuma forma estou "ditando as regras" de como um blog de wrestling deve funcionar. O intuito é passar um pouco da filosofia que tenho como administrador de blog. Sinta-se a vontade para criar pequenas mudanças nessas orientações conforme seu modo de pensar.

1º: Bom português é o fundamental. Existem vários blogs com erros grotescos de ortografia. Não que o PLL não tenha. Vez ou outra eles acabam aparecendo também. Erros desse porte, são até toleráveis em um outro post. Mas, uma notícia do tipo "Jerchio deçe a porada nas legendas durate o WresleMana" é totalmente inaceitável!

2º: Seja o mais claro possível. Muitos visitantes dos blogs prezam pela agilidade. E essa agilidade aparece no modo em que a notícia é escrita. Tente ser o mais claro possível nas notícias, evitando palavras complexas ou siglas que possam não sr conhecidas por todos. No caso de ser inevitável, como em fraturas, quando um osso não muito conhecido é quebrado por algum lutador, procure colocar algo que possa dar mais informações sobre isso. Um link para um artigo da Wikipédia, por exemplo.

3º: Evite copiar de outros sites. Mesmo dando créditos. Pode parecer loucura, mas essa é uma das razões principais para o baixo número de visitas nos blogs novos, ou que se dedicam a copiar conteúdo de outros sites, dando créditos ou não. Afinal, os visitantes do seu blog com certeza devem conhecer os blogs grandes, do qual as notícias são retiradas. E eles com certeza verão essas notícias lá, primeiro. Depois disso, se eles virem que seu site não tem nada de novo a oferecer além do que já está nos blogs grandes, eles perdem o interesse de visitarem seu blog novamente.

4º: As melhores fontes de notícias são as internacionais. Existem vários sites realmente grandes sobre wrestling no exterior. O próprio Dave Meltzer, jornalista amerciano especializado em wrestling, hoje é responsável pelo site Figure Four Online. O idioma é uma barreira pra quem não conhece inglês, mas é algo necessário até mesmo para acompanhar melhor os shows de wrestling. Duvidas sobre alguma palavra? Procure numa livraria um dicionário "Inglês-Português", ou recorra ao tradutor do Google. Mas atenção! Use isso apenas para traduzir palavras que você não conheça. Traduzir notícias inteiras pelo Google é sinônimo de desastre. Outros ótimos pontos a destacar quando você usa fontes internacionais são: Notícias em "primeira mão", grande variedade de informação, e após traduzir as notícias, você terá no seu blog conteúdo próprio, escrito por você. Isso é algo muito valorizado pelos internautas.

5º: Spam não prejudica somente os outros blogs. Prejudica você também. É comum ver alguns usuários em nosso chat tentando fazer propagandas de outros blogs. Também isso é usado na caixa de comentários de vários outros blogs de grande porte. Mas, na maioria das vezes, a propaganda pode acabar sendo um "tiro pela culatra". Pois muitas vezes, alguns visitantes do blog que está recebendo esses spams podem ir até o blog divulgado apenas para ofender os autores na caixa de comentários por conta do excesso de propaganda. E esse tipo de visita não é muito legal, concorda?

E é isso aí! São coisas básicas, mas que podem ajudar o seu recém criado, ou quem sabe futuro blog. Espero que tenham gostado!

Até a próxima edição!

Comments (7)

Loading... Logging you in...
  • Logged in as
Login or signup now to comment.
vlw queria mesmo criar um blog e essas dicas vao me ajudar muito
Reply
Ninhaco,se precisar de ajuda pro blog, eu posso dar uma ajuda com reviews.
Reply
Mt Boom !!!

Vai ajudar varias pessoas.....
Reply
Boas dicas Marcos, espero que os novos blogueiros sigam as dicas...
Reply
bom eu vo assumi eu começei assim até eu conhecer o PLL e depois o Macos hoje depois do PLL me tirar dos parceiros numca mais dei Ctrl C e Ctrl V e espero que o PLL coloke eu denovo ali nos parceiros
Reply
Como posso fazer um pedido de parceria? meu blog preenche as requisições de vcs (eu revisei ele todo e acho que sim), ele só precisa de um pouco mais de popularidade. o blog é: http://actionwrestlingbr.blogspot.com/
Valeu
Reply
Marcos, muito obrigado por essas dicas de mestre ( e que mestre) eu tenho um blog também sobre luta livre, só que agora eu entendo porque o blog não cresce. Apartir de hoje vou tentar melhorar o meu blog, com eu traduzindo as noticias e colocando artigos proprios.

se caso queira ver meu blog é o wwe legendado: http://wwelegendado.blogspot.com/
Reply

Comments by