quinta-feira, 2 de abril de 2009

CHIKARA PRO WRESTLING

CHIKARA é uma promoção independentemente de pro wrestling localizada na Filadélfia, Pensilvânia, uma cidade que tem uma rica história no wrestling. O nome e símbolo da promoção vem do caractere japonês "kanji", e significa "força".

Para saber um pouco mais sobre a CHIKARA, clique em "Leia Mais"




Foi iniciada em 2002, primeiro como uma escola de wrestling, gerida por Mike Quackenbush e "Reckeless Youth" Tom Carter. Quackenbush e Carter nunca estiveram nos "grandes destaques" do wrestling profissional, mas ambos são muito respeitados como tecnicamente proficientes na arte e ciência do pro wrestling. Cinco meses após a escola ser aberta, eles começaram a promover a empresa, e realizavam shows esporadicamente, principalmente no Nordeste dos EUA. Carter saiu da empresa logo após a estréia de sua primeira classe de estudantes, e Quackenbash agora é o único proprietário e trabalha em uma variedade de maneiras para manter a CHIKARA à tona, inclusive no ar como narrador.

A empresa não tem show televisivo. Entre os eventos ao vivo, storylines e personagens são promovidos através da sua entrevista semanal no podcast da CHIKARA, intitulado "CHIKARA Podcast-a-Go-Go".

O seu estilo de luta é visualmente e tecnicamente diferente do que é mostrado nas grandes ligas como WWE ou TNA. Muitos dos lutadores principais são alunos da escola da empresa, e muitas vezes usam máscaras coloridas e personagens que lembram o pro wrestling mexicano, ou "lucha libre". O resto da lista é composta por bem-viajados lutadores do circuito independente que compartilham de sua experiência nos shows e com os alunos e novos lutadores. Seus lutadores também viajam por todo o país para trabalhar para outras promoções independentes, onde ganham uma experiência valiosa e reconhecimento ao longo do caminho.

Os combates da CHIKARA são essencialmente compostos por quatro, seis ou oito lutadores, em lutas tag, uma outra tradição que vem do estilo mexicano de luta. As lutas são caracterizadas por muitos movimentos rápidos e acrobacias. "Bons" e "maus" são facilmente distinguíveis e as storylines são simples de seguir. Existe também bastante comédia misturada com os combates sérios, devido aos eventos serem voltados à família.

Outra curiosidade e diferencial da empresa são seus títulos e torneios, que você confere logo abaixo. (Informações sobre torneios e títulos cedidas por André Marcon, do blog Wrestling Spirit)

Títulos

Campeonato de Parejas: É o título principal da CHIKARA. Diferente das outras federações,esse belt é para equipes e não um título individual. Os primeiros campeões foram os Kings Of Wrestling (Chris Hero e Cláudio Castagnoli) que venceram os belts no Tag World Grand Prix de 2006,derrotando Milano Collection AT e Skayde.
Só tivemos 5 campeões até hoje,e eles são: Kings Of Wrestling, F.I.S.T, Incoherence, Super Smash Bros. e os atuais, Osirian Portal.

A grande diferença desse título é que ele é defendido sobre melhor de 3 quedas,como em algumas federações mexicanas, ou seja, para vencer a luta o time tem que vencer via submissão/pin/count-out/DQ duas vezes ao invés de apenas uma.
Alem disso, para poder lutar pelo título as equipes tem que passar por um sistema de pontos, aonde cada vitória conta 1 ponto. Quem vencer 3 vezes pode lutar pelo título, caso tenha 2 pontos ou 1 ou mesmo 3 (E não tenha lutado ainda pelo belt) e perca uma tag match, todos os pontos da equipe são zerados.

Young Lions Cup: É o segundo título da CHIKARA, mas não deixa de ser tão importante quanto o CdP. Tem uma peculiaridade que é que um novo campeão é coroado cada ano após o torneio “Young Lions Cup”. Ou seja, o wrestler que vencer defende a YLC até o torneio do próximo ano. Outras diferenças de títulos comuns é que o título não é um cinturão e sim um troféuzinho. Além disso, apenas wrestlers com até 25 anos podem lutar por esse título e quem já venceu a copa ou era campeão e perdeu, não pode mais lutar pela YLC.

Torneios

Tag World Grand Prix: Torneio quase que anual, de times, onde os vencedores ganham 3 pontos por terem passado por 3 fases no torneio e podem lutar pelos títulos. Começou em 2003 e continua até hoje,mas não ocorreu em 2004 e 2007.

Young Lions Cup (Torneio): É o torneio que coroa o campeão do ano, que irá defender até a próxima copa. Começou em 2002 com Hallowicked vencendo, mas apenas a partir de 2004 virou uma tradição na CHIKARA. Tivemos campeões como Eddie Kingston, Jigsaw, Chuck Taylor, Vin Gerard até o atual Jimmy Olsen.

La Loteria Letal: Teve sua primeira edição em 2008 com Jimmy Olsen e Lince Dorado vencendo. Torneio de tags onde 16 lutadores formaram times surpresas.

King Of Trios: Maior torneio da história da CHIKARA. Como o nome diz, Trios do mundo inteiro vem a CHIKARA tentar a sorte. Começou em 2007 e desde lá vem fazendo sucesso. 16 trios tentaram vencer em 2007, mas Quackenbush, Jigsaw e Shane Storm foram os melhores. Já em 2008, 28 times entraram no torneio, vencido por Lince Dorado, Incógnito e El Pantera. O Torneio de 2009 ocorreu no final do mês de março e contou com 16 trios, tendo como vencedores a stable F.I.S.T., que é constituída por Icarus, Chuck Taylor, Gran Akuma.

Rey De Voladores: 8 High-Flyers de várias federações competem para ver quem é o Rei dos Voadores. Chuck Taylor venceu em 2007 e Incógnito venceu em 2008.

Bateu uma curiosidade? Então procure por videos no youtube, foruns e sites diversos de download. E clique aqui para conhecer um pouco mais sobre os "astros" que sobem ao ringue pela Chikara.

E lembre-se: Acompanhe semanalmente o Podcast-a-Go-Go que será publicado aqui no Portal!