terça-feira, 10 de março de 2009

Santiago Styles #2

Bem, trago-lhes a segunda edição do Santiago Styles, como já havia citado na primeira edição, esta coluna não tem data para sair, sempre irei escreve-la quando achar por bem faze-lo.
Clique em "Leia Mais" para ver ela completa.

Dessa vez resolvi fazer a coluna de uma forma diferente, pois, algumas pessoas(dentre amigos e leitores) me questionaram como é meu processo de produção, então decidi escrever mas sempre colocar algumas, digamos, "observações" sobre o que me leva a escrever, horários que gosto mais e como divulgo o que eu escrevo. Toda vez que eu colocar textos em itálico será algo que acontecendo comigo enquanto escrevo. Então vamos ao wrestling.

São 1:15 da manhã, para começar a escrever abro um simples bloco de notas, uma boa garrafa de água e um CD de preferência no formato "acústico"(por não ter muito evolução que prenda minha atenção).

Bem comecei assistindo alguns vídeos em uma tarde onde eu não me encontrava bem do estômago para tentar de alguma forma encontrar algo que me despertasse a vontade de escrever. Como sempre vejo vídeos tanto de MMA como de wrestling, decidi dar um pulo no PTWrestling para ver alguns vídeos do Wrestling Portugal. Me deparei com um vídeo muito interessante onde Bruno Brito(Bammer) era entrevistado por um simpático senhor(que não sei o nome) e após uma conversa sobre wrestling, eles exibem um vídeo mostrando um pouco dos wrestlers de Portugal e também do novo show deles, e nessa reportagem uma frase dita pelo wrestler João Sena o "Pégaso" muito me chamou a atenção, era mais ou menos o seguinte:


"O wrestling apesar de ser perigoso é feito para ser seguro"
http://i40.tinypic.com/29ptdat.jpg
João Sena "Pégaso"(Wrestler do Wrestling Portugal).

Nisso me veio uma pergunta na cabeça. "Quão seguro o wrestling pode ser para um wrestler?".
Poderíamos citar aqui as lesões que grande parte dos wrestlers seja de que companhia forem enfrentam todos os anos, mas, gostaria de me dedicar a fatos realmente extremos. O que seria um fato extremo, ossos quebrados durante lutas, lutas no estilo ultraviolent e até mesmo morte.

Ossos quebrados
Uma falha na matemática

http://i40.tinypic.com/2dlmdrt.jpg
Vários casos ouvimos todos os dias de um amigo ou conhecido de um amigo que "quebrou" o braço ou outra parte durante uma tarefa doméstica ou até mesmo se divertindo, pois bem, o que poderíamos dizer de um cara que salta de cima de um telão(tron) a quase 15 metros de altura em cima de outro mesmo que não acertando em cheio, muitos diriam ser uma loucura, que o sujeito que faz isso só poderia estar sobre efeito de drogas, ou até mesmo que ele estaria ganhando muito bem para fazer aquilo. Acho que todos estes termos não são certos o bastante para explicarem, poderíamos definir este momento com uma conta matemática que seria mais ou menos a seguinte:

Paixão por wrestling + muito treino + alguma sorte + perfeição = Um golpe bem executado e sem graves lesões

Agora quando um destes elementos falha nós temos simplesmente as lesões graves. Muitos wrestlers em todo mundo se "arriscam" para trazer o melhor do que eles podem fazer para nós fãs.
Dentre as lesões que poderíamos julgar "leves" em condições extremas temos a fratura de um osso(ou vários), muitas vezes rimos dos vídeos onde wrestlers erram golpes(botch) no entanto, será que aquele wrestler em questão não tinha capacidade de executar tal golpe. Várias vezes nos fãs da ECW Original vimos Sabu fazer golpes fantásticos e ele tem um histórico digamos "respeitável" de fraturas durante sua carreira no wrestling, até mesmo lutadores menos extremos tem seus casos de braço fraturado ou até mesmo pescoço.

Escrita a primeira parte eu fui dormir por volta da 2:00 da manhã
Acordei cedo, procurei mais material em vídeo para ter mais idéias sobre o que escrever na próxima parte.

Morte durante apresentação
O completo erro ou apenas falta de sorte
http://i39.tinypic.com/24whe74.jpg
Quando levantamos o tema "morte no wrestling" todos já se lembram no primeiro instante de Owen Hart, bem há outros wrestlers que morreram durante uma apresentação, mas, aqui não queremos citar nomes e sim tentar entender o que leva a tal acontecimento. Diversas vezes muitos dizem ser uma falta de sorte ou algo parecido. Eu já discordo em partes desta explicação, acho que o wrestling pode não ser tão seguro quanto parece mesmo que nós fãs e o wrestlers tente faze-lo ser, todos nós estamos sucetivos a erros e quando se trata de grandes golpes esse risco aumenta, então julgo isso mais como fatalidade do que falta de sorte.

11:31, hora de almoçar, depois eu continuo...

Wrestling Ultraviolent(Death Match)
Arriscar a segurança
http://i44.tinypic.com/5pecm8.jpg
Alguns dizem que os wrestlers desse tipo de luta só podem ter merda na cabeça, pois, para se baterem com tacos coberto de arame farpado, se jogarem sobre mesmas de vidro, dentre outras coisas. Acho que nunca entenderemos o que passa na cabeça dessas pessoas. É difícil compreender o que eles gostam do wrestling, se é o perigo, a questão de se ferirem. Uma coisa já é conhecido, pelo dinheiro que não é, pois, as federações mais conhecidas como a CZW não usam de grande estrutura física em seus shows.

Algo que podemos concluir é que o a frase de João Sena é realmente sensata, pois, o wrestling é feito para ser seguro, mas, os próprios wrestlers levam essa segurança a provas extremos o que fazem com que os riscos aumentem nas mesmas proporções.

Depois desta coluna, eu deixo vocês com um recadinho do Batista...


Para finalizar faço a divulgação da coluna no meu Twitter, no MSN e no meu perfil do orkut... Não acho que haja outras formas eficazes de divulgação