quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

[Matéria Enviada] A maldição do WWE Draft

Recebemos por e-mail uma excelente matéria escrita pelo nosso leitor Marcos Janaúba, que pediu para ser publicada aqui. Acompanhe a matéria, e saiba um pouco mais sobre a "nuvem negra" que ronda os Superstars da WWE nessa época de mudanças.

Para ler, clique em "Leia mais..."

"A Maldição do WWE Draft"
Epílogo - A maldição começa...

No dia 11 de Fevereiro a WWE anunciou que haverá um novo Draft após o Wrestlemania XXV. Para quem ainda não conhece o conceito, o WWE Draft é um 'sorteio' que define a transferência de lutadores entre as três franquias da empresa - RAW, SmackDown e ECW.

Sem me prolongar muito numa aula de história da WWE, eu gostaria de falar de um fenômeno que eu tenho acompanhado de perto nos últimos anos: "a maldição do WWE Draft".

(Música sombria ao fundo...)

Por mais que eu goste da idéia, por mais que eu goste do programa especial de três horas de duração, por mais que eu goste da ansiedade tanto dos fãs quanto dos lutadores (com exceção do HHH, claro)... O DRAFT DÁ UM AZAR DESGRAÇADO PARA QUASE TODOS OS ENVOLVIDOS.

Dificilmente as estrelas transferidas conseguem manter seu status atual ou permanecer na companhia por muito tempo. Para todas as estrelas de segundo escalão, é quase um aviso prévio.

Duvida? Então me acompanhe nessa retrospectiva.



"A Maldição do WWE Draft"
Capítulo I - A maldição extrema

No WWE Draft de 2006, Kurt Angle foi enviado para a ECW, recém ressucitada pela WWE. A nova franquia precisava de um nome de peso, reconhecível pelos fãs, e capaz de elevar a qualidade do show e dos lutadores. Segundo estes motivos, Angle não parecia uma má escolha.

Alguém decidiu que Kurt devia exemplificar o que significava ser "extremo", assumindo uma atitude mais agressiva e violenta, que se refletia no ringue, e isso coincidiu justamente com o momento em que o medalhista olímpico passava por um momento muito difícil em sua vida pessoal, lutando contra as repetidas fraturas no pescoço e a dependência de analgésicos.

Insatisfeito com a postura da presidência, Angle deixou a companhia apenas três meses depois após o Draft.




"A Maldição do WWE Draft"
Capítulo II - A maldição se alastra

O WWE Draft de 2007 rendeu um ótimo programa, mas o resultado final não pode ser considerado um sucesso:

Boogeyman foi transferido do SmackDown para a ECW: após alguns meses, o Bicho-Papão se machucou feio, e ficou mais de um ano fora dos ringues.

Booker T (na época, King Booker) foi transferido do SmackDown para o RAW: Booker foi um dos envolvidos num escândalo de encomenda de substâncias proibidas pela política de bem-esta da WWE em um site da Internet e saiu da companhia cinco meses após o Draft.

Chris Benoit foi transferido do SmackDown para a ECW: após a experiência mal-sucedida com Kurt Angle, Benoit foi escolhido para capitanear a terceira franquia da WWE, mas quem viu o Draft pôde perceber claramente seu descontentamento com a decisão (só não foi maior que a decepção de Jim Ross no ano seguinte). Não podemos colocar a culpa da tragédia que se seguiu no Draft - qualquer um que ouse fazer isso é leviano e irresponsável - mas infelizmente é fato que Benoit cometeu suicídio após assassinar a esposa e os filhos duas semanas após sua transferência.

Torrie Wilson foi transferida do RAW para o SmackDown: ultra-popular entre os fãs e a diretoria, danos acumulados nas costas afastaram Wilson dos ringues e da TV apenas cinco meses após ser transferida. Wilson ainda permaneceu na companhia por mais um ano, e lhe foram oferecidas oportunidades em outros setores de trabalho, mas Torrie decidiu pedir demissão ao saber que a necessidade de tratamento cirúrgico acabaria com suas chances de ser Campeã Feminina.

Chris Masters foi transferido do SmackDown para o RAW: Masters foi suspenso por sessenta dias após violar a política de bem-estar da WWE pela segunda vez, e foi demitido cinco meses após o Draft.

Bobby Lashley foi transferido da ECW para o RAW: Lashley perdeu o título de campeão da ECW e se feriu seriamente apenas um mês depois da transferência, e ficou fora do ar até ser liberado de seu contrato seis meses depois. A WWE perdeu bastante com sua saída, pois todos previam um futuro brilhante para o grandalhão na luta livre.

Ric Flair foi transferido do Raw para o SmackDown: Batista ficou feliz com a mudança, mas Flair definitivamente não compartilhou do sentimento: ficou dois meses no SD, sumiu por mais três, sem nenhuma explicação, e voltou ao RAW. Como sabemos, ele se aposentou no Wrestlemania XXIV.

Mr. Kennedy (Kennedy!) foi transferido do SmackDown para o RAW: Hah! Essa é uma das minhas partes preferidas da história. Kennedy (Kennedy!) estava em ótima fase. Tudo indicava que na história sobre o filho ilegítimo de Vince McMahon, ele seria a tal criança. Mas veio a maldição do Draft, e Kennedy foi suspenso no escândalo do site de substâncias proibidas. Levou meses até ele admitir publicamente que usava esteróides. Quando voltou, bem, as coisas nunca mais foram as mesmas, pois o Raw é terra árida para os novatos. Aguardemos, porque ele aparece novamente na história.

No Supplemental Draft (as transferências não televisionadas), houve três vítimas:

Daivari foi transferido do SmackDown para o RAW: o atual Sheik Abdul Bashir da TNA permaneceu apenas quatro meses na WWE antes que lhe desejassem sucesso em seus próximos empreendimentos.

Eugene foi transferido do RAW para o SmackDown: mesmo sendo querido e arespeitado por seus colegas, inclusive como treinador, Eugene (Nick Dinsmore, na realidade) foi demitido quatro meses depois, por repetidas violações da política de bem-estar.

Sandman foi transferido da ECW para o RAW: uma das piores escolhas da WWE, na minha opinião. Fora de seu ambiente natural, o ícone da violência pediu para sair três meses depois da transferência.



"A Maldição do WWE Draft"
Capítulo III - A maldição suplementar

Aparentemente, as coisas ocorreram de forma muito melhor no WWE Draft de 2008. Um ano se passou e todas as estrelas transferidas no Draft principal continuam na WWE, embora nem todas tenham escapado ilesas.

Mas a maldição não perdoa, e o estrago no Supplemental Draft foi grande.

Mr. Kennedy (sempre ele!) foi transferido do RAW para o SmackDown: francamente, ser transferido dois anos consecutivos não pode ser bom sinal! Nossa vítima preferida tinha a chance de reconquistar sua popularidade com o lançamento de seu filme "Behind Enemy Lines - Colombia", mas uma lesão no ombro dois meses após o Draft o tirou dos ringues por um looooooooooongo tempo. Se Kennedy (pela última vez: Kennedy!) for transferido em 2009, tenho certeza que será seu último ano na companhia.

Trevor Murdoch foi transferido do RAW para o SmackDown: depois de falhar fragorosamente em emplacar como cantor de música country, o caipira foi demitido da WWE um mês depois da transferência, sem ao menos ter a chance de estrear na nova franquia. Seu antigo parceiro de duplas Lance Cade não permaneceu muito mais tempo.

Big Daddy V foi transferido da ECW para o SmackDown: BDV já havia sido mandado para casa pela diretoria para perder peso quando foi transferido. Sem sucesso, foi dispensado pela WWE dois meses depois.

Super Crazy foi transferido do RAW para a ECW: embora aguardássemos que Crazy fosse melhor aproveitado na franquia 'extrema', raramente o vimos na TV. Insatisfeito com seu papel, Super Crazy pediu demissão cinco meses após o Draft, retornando ao México.

Chuck Palumbo foi transferido do SmackDown para o RAW: as aparições de Palumbo no RAW foram poucas antes de sua liberação, cinco meses depois.

Matt Striker foi transferido da ECW para o RAW: eis o nosso rascunho de final feliz. Striker não era utilizado ativamente como lutador a muito tempo na ECW e nunca chegou a lutar no RAW, mas a saída abrupta de Mick Foley abriu uma vaga de comentarista e desde então Striker tem se destacado no papel, a ponto de dividir com Todd Grisham o prêmio Slammy de Melhor Equipe de Comentaristas de 2008.



"A Maldição do WWE Draft"
Epílogo - O fim?

Com ou sem o Draft, as transferências acontecem o tempo todo. Kelly Kelly seguiu para o RAW sem explicação e logo após o Draft de 2008, deixando a ECW sem uma diva por muitos meses. Matt Hardy abandonou a ECW e partiu para o SmackDown, sem nenhuma oposição da gerência. Chavo Guerrero se muda frequentemente, sem alarde (na última vez que vi, ele já estava no SmackDown).

As fronteiras entre as franquias nunca estiveram tão desgastadas, a ponto de lutadores como John Morrison aparecerem nos três shows (e até no pay-per-view!) numa mesma semana. E depois dizem que Cena trabalha muito...

O fato é que a menos que o Draft seja a única opção oficial de transferência, ele perde uma grande parcela de sua relevância. E realizá-lo anualmente também dificulta a criação de novas rivalidades entre dois ou mais lutadores que nunca se enfrentaram antes. Mais do que isso, a anuidade do Draft impede que as estrelas estreantes se estabeleçam o bastante antes de serem lançadas em programas de maior visibilidade.

Torçamos para que o Draft eleve novos talentos e traga novidades, e não mais vítimas para a maldição.

Comments (25)

Loading... Logging you in...
  • Logged in as
Login or signup now to comment.
Janaúba é um cara excelente otima materia parabens
Reply
caramba q maldição é essa
aushauhsuahsahsuah
Reply
O Professor Janaúba realmente é muito inteligente, parabéns, espero q ele faça mais materias para" ensinar" as pessoas sobre wrestling. Mas sobre o Kennedy q é a vitima preferida do draft deve continuar no smackdown, pelo menos é o q eu espero.
Reply
excelente matéria Marcos Janaúba!!! meus parabéns!!!
compartilho da idéia da "maldição do draft"... gostei desse titulo.. uahuahauha^^
Reply
ele devia c colaborador ai do portal marcão
Reply
Ótima matéria, Marcos! Vc deveria complemetar seu texto com algumas coisass boas q ocorreram pra alguns lutadores: CM PUNk saiu da ECW pra ser campeão tag e IC, pra mim isso foi um avanço, Jeffinho Hardyfoi pra Smackdown ser champ, Kofi pro Raw fazer uma boa dupla com Punk, inclusive ganhando o cinturão de tag, Carlito tbm se deu bem indo pra Smackdown e Uma ga tbm se daria se não fosse a contusão, Marky Henry e Finlay foram pra ECW e se deram bem. Esse comentário não é discordando da sua matéria, mas mostrando q tbm pode ter um lado bom o Draft. Tá 70 % a 30% deser ruim pra ser bom, mas pode ser um começo. Quanto ao chavo ele teve no roster da ecw, do raw e da smackdown nos ultimos dez meses, esses casos é q fazem o Draft perder a qualidade.
Reply
Adorei! O Draft é uma boa idéia, mas está muito desvalorizado, como você descreveu. Nem sempre é bom para o lutador mudar de "casa". No caso do Sandman foi a pior borrada da WWE. A tag team Dirt Sheet aparece nos três programas, porque eles tem muita qualidade na divisão, dá mais qualidade, mas cansa. Enfim foi uma grande matéria!
Reply
Eu queria sugerir um posto pro Janaúba, ele poderia fazer umas materias das antigas e publicar toda a semana com historias interessantes do wrestling, poderia falar sobreo Montreal Screwjob, brothers of destruction, mcmahon vs mcmahon, essas storylines importantes pra garotada geração SBT conhecer o wrestling. Um dia teve um garoto revoltado porque as lutas tinham o resultado combinado, outro disse q não gostava de storyline, quer dizer a garotadata um pouco por fora...
Reply
É só ele deixar um e-mail que eu mando o convite para ele =P Teremos dois Marocs no Portal huauhahuauhahuahuahuahuah
Reply
É o draft tem dois lados para alguns é um bom push e para outros é um ultimatum ou um péssimo agouro,agora eu quero o Janaúba no PLL com a sua Janaúba´s Classroom!!!
Reply
Concordo com o andreagro! E não é nenhuma surpresa para mim esta matéria enviada pelo Marcos Janaúba. Para quem sempre acompanha seus comentários, percebe que é um grande entendedor do assunto! Mais uma vez, ele nos "presenteou" com mais uma bela participação no PLL! Espero ver muitos outros de seus comentários e, por que não, suas matérias!
Reply
concordo com o andreagro, ele deveria fazer matérias sobre casos marcantes no passado da WWE... seria bem construtivo!
Reply
grande marcos (por sinal meu chara) espero que se de bem como blogueiro pois acho q sua vaga jah esta garantida =_)
Reply
Prof Janaúba
Reply
Ótima matéria..
A proposito não vai ter + a recomendação do dia???
Reply
Marcos Janaúba deu uma aula de Draft para todos nós... Ótimo trabalho!!! Merece um posto no PLL com certeza...
Reply
concordo com o Iran
Reply
Se o Janaúba coloca um e-mail pra ele recebe o convite para ser membor do PLL aqui, eu envio sem problemas =D
Reply
Para a alegria de muitos fáns brasileiros da wwe manda o Cena e o Batista pra ECW!! por favor??..
(nem sonhando eles fazem isso)
Reply
Naum Batista e Cena soh num Class C programa como o WWE Supertars!!!
Reply
muito bão haeuhaueh. e o jeff hardy q foi pro smackdown e rolou altas merdas na vida do cara hauehaue xD
Reply
Pra mim atualmente, o melhor da ECW sem duvidas é o John Morrison ... qdo luta com o The Miz de parceiro não tem tag tão criativa... eu vendo eles lutando eu passei a gostar sem se importar se são "heels" ... e eu juro que se colocarem o Cena na SD ou o Undertaker na RAW e o Cena acabar com a Streak do Undertaker na WM26 eu paro de acompanhar o wrestling...
Reply
Parabéns... Ótima matéria...
Reply
o ShadowKad tem razão, eles fizeram certo de por alguém poderoso pra tentar tirar o streak do taker, é capaz de ser um problemático igual o cena pra tirar(nada contra, mas ele não tem a importancia do taker)
Reply
concordo com o shadown pq se o cena vence o taker no wmn eu JURO q paro de ver luta livre
Reply

Comments by