domingo, 15 de fevereiro de 2009

Douglas Extreme's #3: Ficção e a realidade

A terceira edição das Douglas Extreme's traz o tema, a realidade e a ficção e o que acontece quando as pessoas não sabem diferencia-lás.

Para conferir, clique em "Leia Mais..."

A ficção e a realidade

Muitas vezes as duas coisas se confundem em meio às pessoas que não sabem diferenciar a vida real da ficção. E como essas pessoas se portam quando não veem o abismo que separa o real do ficcional, muitas vezes com agressividade, na maioria dos casos. Exemplos há muitos por aí, a vida não é como os videogames em que temos várias vidas, que podemos fazer tudo que quisermos, onde matamos nossos adversários, não podemos chegar e matar todos à nossa frente, desrespeitar, machucar. Há punições “reais” na vida real, eu mesmo jogo games que se mata, se rouba, machuca, mas eu não saio por aí metendo bala em todo mundo, machucando. Eu tenho a noção da vida real e da ficção. Mas muitos não têm, acabam sofrendo, ou dando sofrimento as pessoas. Na vida não temos super-homens, nem vilões, não há isso, de forma alguma, somos na verdade seres humanos, com seus defeitos, imperfeições e fraquezas.

O propósito da ficção, quanto novelas, séries, filmes, o wrestling profissional é de nos entreter e não de nos tornarem pessoas piores. Mesmo que haja muita porcaria na TV e afins que são pura má influência. Pegamos as novelas, aquelas cheias de dramas, vilões, mocinhos chorões e tal, há aqueles personagens carrascos, que marcam a novela por ações males, mas quando o artista sai de seu personagem e vai à rua. Aqueles “alienados” agem com má educação, com agressividade, como disse são personagens, personagens, não quer dizer que aquele ator haja da mesma maneira que seu personagem. Pode reparar que em toda novela sempre tem um artista que faz um papel de vilão daquele que comete várias atrocidades, e comenta como o povo reage a seu personagem, descontando no ator a sua fúria. Pode notar que sempre tem.

Passando para o nosso esporte, o wrestling profissional, a coisa não é muito diferente das novelas, chega a ser pior na quantidade da reação dos fãs aos personagens que os lutadores interpretam. Os lutadores estão lá fazendo seus papéis, alguns melhores do que outros, mas são acima de tudo profissionais, que trabalham muito para chegar onde estão. O que se vê no wrestling, no meio dos fãs, é a falta de compreensão, falta de diferenciar o personagem (ficção) e o profissional que o interpreta, não estou generalizando, não é isso, mas sempre há no meio de alguns fãs um ou outro alienado. E como muitos pensam não é só nos Estados Unidos, não, tem gente aqui no Brasil que se convivesse perto dos lutadores, agiria igual ou talvez pior. Randy Orton foi vítima de várias agressões de fãs que não sabem a diferença entre o real e a ficção, se eu não me engano tivemos um incidente com ele e uma fã “alienado” nesse ano. E a vítima da vez foi Chris Jericho...



A notícia: http://portallutalivre.blogspot.com/2009/02/chris-jericho-e-atacado-por-fa.html

Então vejamos, mais um caso de incompreensão do real e do ficcional, uma fã do John Cena, que agride Jericho com palavras ofensivas, fisicamente, chuta, bate no carro de Jericho. Analisemos não só o fato em si, mas o que de relacionado a ele. Um lutador cansado veio de um evento, sai com seu carro para descansar, é uma rotina estressante. Então veem uma fã louca, começa a bater no carro, a arranhar, falar mal, você é obrigado a sair do carro, e ela continua aí você perde o controle e dá um soco na mulher, veem ainda o namorado para defender a namorada. Vimos pelo lado de Jericho. A reação da gente é falar mal dessa mulher, doida, maluca, agravando também que ela é fã de um dos mais odiados lutadores da WWE. Mas eu tenho uma opinião no que Jericho fez, dar um soco na mulher. Achei ruim da parte dele essa atitude, mesmo que ele tenha todos os motivos do mundo. E vejo Jericho com outros olhares, agora. Mas essa é minha opinião, e estou entrando em outro assunto.

Fechando o tema, há de acontecer mais fatos desse tipo, como Jericho e Randy Orton são seres humanos, essas pessoas que têm uma visão equivocada do mundo real, são também seres humanos, e erramos, e erramos muito, tem que se ver pessoas com essa incompreensão, como doentes, que precisam de tratamento. Porque isso com certeza não é normal, pode causar vários transtornos, como vem acontecendo. Por isso refletiam sobre o assunto aqueles que agem dessa maneira “alienadas”, mas também nós no tratar dessas pessoas.

O meu muito obrigado por lerem essa coluna.

Abraços,
Douglas.

Comments (7)

Loading... Logging you in...
  • Logged in as
Login or signup now to comment.
CONCORDO PLENAMENTE COM VC DOUGLAS,MAS ACHO Q TEM UMAS HORAS Q NÃO DÁ PRA AGÜENTAR E VC PERDE A CABEÇA FOI O Q ACONTECEU COM JERICHO
Reply
ta certo o jerico devia ter dado na cara do sujeito
Reply
Exelente, esse é um problema q afeta o wrestling, se uma criança começa assistir wrestling ela vai pensar q tudo é real.Mas algumas vão entendendo mais do assunto e ao crescer ntendem q aquilo é como se fosse um filme, mas tem gente q é ridiculo. Concordo com tudo q vc flw exeto sobre o Jericho, pra mim ele fez bem em socar aquela mina, ninguem tem sangue de barata ao ponto de aceitar isso e sair dirigindo seu carro de boa como se nada tivesse acontecido.No lugar dele faria a mesma coisa.
Esse é um tema bem interessante. Parabéns.
Reply
"agravando também que ela é fã de um dos mais odiados lutadores da WWE"

Ah, quer dizer que se fosse fã do Batista, também seria um agravante?
Mas se fosse fã do Edge, não seria um agravante?

Cuidado com as palavras, não deixe que seu 'ódio' contra aquilo que não lhe agrada contamine suas crônicas... (estava muito bom até chegar nessa parte!)

E não nos esqueçamos: Cena é tão adorado quanto odiado em proporções distintas (aliás, ele é um dos mais adorados da WWE, não é mesmo? Senão não venderia nada de souvernis e não ajudaria nas finanças da WWE), portanto, isso não é agravante de nada, apenas um detalhe que alguém levou em conta na hora de errar em suas ações com o Jericho, ao 'levar a sério' o que acontece na WWE!
Reply
1 reply · active 841 weeks ago
Excelente(2). Há muitos animais por aí que não sabem diferenciar o real e o fictício. Mas mesmo sendo meu amigo Tony, bater em uma mulher por qualquer motivo que seja é deplorável, repugnante, uma pessoa com problemas psicológicos. Jericho pode ter ficado normalmente estressado, mas ele passou dos limites, podia ter xingado a mulher e pronto, mas ainda a agride assim como ela fez. Foram atos infantis por parte dois dois e espero que ambos tenham o castigo na justiça americana que mereçam.
Reply
Podia ser fã do Batista, JBL, HBK, Ric Flair, Edge, Randy Orton, Undertaker e etc... não faria diferença nenhuma! Vc foi preconceituoso e infantil no momento q citou e incitou algo contra um outro lutador da empresa q nada teve haver no assunto... EU DETESTO AS LUTAS DO JOHN CENA, eu pulo a parte da luta dele, mas eu não odeio ele... ele nunca fez mal nenhum a mim e acredito q tb não fez mal nenhum a ninguem daqui, Agora só falta dizer q foi culpa do Cena o incidente.... LEMBRANDO Q NAS ULTIMAS SEMANAS O Y2J TEM CHAMADO OS FÃS DE HIPÓCRITAS, PSICÓTICOS E MENTIROSOS... e isso irrita! Aproveitando o contexto, eu acho muita infantilidade odiar tanto Cena, Batista e outros, porque eles estão alí pq vendem e pq tem popularidade, se um dia eles perderem isso, logo estarão na lista dos demitidos! Eles não mandam na WWE, estão ali cumprindo ordens... Agora vc detestar a gimminic e o estilo de luta é totalmente normal, mas odiar no lado pessoal ( como vc fez PARECER) te torna igual a esses fans q vc diz serem "alienados"! Jericho errou muito em bater numa mulher, mesmo se fosse em homem estaria errado! Que a justiça seja feita e haja punição! A mulher errou tb, mas não é pq ela estava usando uma blusa de certo lutador que podemos dizer q isso foi um agravante! Seria um agravante se esse certo lutador tivesse batido em um(a) fã q lhe pedisse autógrafo!

Olha não estou aqui pra defender ninguem, nem desfazer tb de ninguem, apenas discordo EM PARTE com o post e deixo aki minha sincera e humilde opinião.

Obrigado aos q leram!
Reply
mas a muher pediu pra apanhar
ai deu no q deu
Reply

Comments by