quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

TRK Lines #5

Vamos falar hoje sobre um assunto muito complicado, principalmente porque leva em conta o ponto de vista de cada um sobre ele. O tema está sendo bastante comentado ultimamente, visto que a WWE, ou melhor, a família McMahon está sendo interrogada pelo órgão de investigações nos Estados Unidos (no caso, o FBI).

É claro que falo sobre as drogas, ou melhor, como elas podem agir de maneira corrosiva no Wrestling. Para saber mais sobre o assunto, sobre a minha opinião e alguns casos das drogas, espero todos na continuação deste post, clicando ali à esquerda, no leia mais.

Drogas
Um assunto a se discutir
Esteróides Anabolizantes: o principal caminho para a forma física semi-perfeita.

Antes de começar a falar sobre isso, preciso afirmar que estas linhas refletem a opinião do escritor – King – sobre o assunto e/ou fatos comprovados pelos inquéritos policiais. Este tipo de tema gera bastante polêmica no decorrer dos comentários, mas espero que possamos discutir de forma sábia e civilizada, com cada pessoa apresentando sua opinião sem atacar à alheia. Agora, sim, podemos começar a falar sobre este assunto.

Muita gente anda lendo as notícias que saem nos blogs, como aqui no Portal, sobre um interrogatório feito pelo FBI com a família McMahon, onde o chairman da WWE, inclusive, se recusou a responder se usou drogas de desempenho durante sua carreira. Entretanto, não são todos que entenderam o sentido do interrogatório e muito menos seus objetivos. Então, antes de qualquer opinião a respeito, preciso falar sobre a intenção da polícia americana.
O porquê da investigação...
Chris Benoit: o pivô de toda a situação.


Creio que todos já ouviram falar sobre o caso de Chris Benoit, ex-wrestler da WWE que matou a mulher, o filho e a si próprio em decorrência de problemas, ou melhor, distúrbios mentais que sofreu durante o período, muito em função de medicamentos e anabolizantes que ingeria. O problema da situação, é que é sabido de todos que Benoit sempre aceitou levar pancadas na cabeça, inclusive na região de trás dela, que pode causar prejuízos seriíssimos ao cérebro.

Para se ter uma idéia, o cérebro de Chris Benoit era avaliado como sendo o de uma pessoa de aproximadamente 80 anos, tamanha a degradação que sofreu/sofria. Tudo isso junto de medicamentos e anabolizantes que tomava, causaram um grave distúrbio em seu sistema nervoso, que lhe forçou a cometer o erro fatal. A partir daí, a investigação quer entender o funcionamento do Wrestling, para saber como um esporte (apesar de ser considerado entretenimento, o prowrestling é sim um esporte) pode causar tantos prejuízos aos praticantes.

Objetivos...
FBI: à procura da solução da situação.


Além de começar a entender o real funcionamento do esporte-entrenimento, a polícia quer estudar casos de uso de drogas nas empresas principais, ou seja, WWE e TNA. Por isso que apareceram tantos estudos relatando o uso da marijuana (maconha) nas federações, apontando altíssimos índices para um esporte, ou melhor, uma atividade física forçada. Assim, o serviço de investigação pretende instaurar métodos de prevenção/punição à esse tipo de negligência praticada pelas empresas.

Falei negligência porque temos casos de wrestlers que foram pegos várias vezes nos exames e que pagam a multa, para continuarem praticando o prowrestling na maior tranqüilidade. Um desses casos é o de Brian Kendrick, que simplesmente pagou 12 vezes a multa pelo uso de drogas e em seguida perdeu seu push. Será que este tipo de punição não é muito leve para quem foi pego tantas vezes usando drogas?

O lado da empresa...
O lado da WWE: sofrer investigações ou perder talentos?

É claro que não podíamos deixar de ver os dois lados nesse artigo, ou melhor, nessa matéria. Para a empresa, fica muitíssimo complicado depedir ou punir seriamente wrestlers com os quais ela gastou anos para formar. Pegamos o exemplo, então, de Jeff Hardy, que é o atual campeão do WWE Championship e que foi pego na política de bem-estar da empresa por duas vezes, correndo o risco de ser despedido na próxima.

Se a empresa vê-lo usando maconha ou qualquer outra droga, deveria puní-lo, mas se torna algo extremamente contraditório. Porque a empresa gastou anos tentando formá-lo, hoje ele é uma das principais figuras na empresa, vendendo todo tipo de produto, e demiti-lo seria entregar ele de mão beijada para a TNA, que usaria todo o seu poder de vendas a seu favor. Como fica a sua empresa?

Onde entra a Wellness Policy?
Wellness Policy: tentando acabar como Doping.


A política de bem-estar da WWE serve praticamente para “lavar as mãos” da empresa em relação a uma demissão por uso de drogas. Por exemplo: wrestler X é pego 3 vezes na política de bem-estar, mas ele estava no meio de um push. Ele é demitido, e a empresa o responsabiliza por sua demissão e pelo virtual desgaste de sua carreira como wrestler profissional.

Parece ser algo extremamente burocrático, mas é o que acontece realmente nessas empresas grandes. Muitas vezes, então, esse tipo de opção é tomada para evitar que investigações como as que estão acontecendo prejudiquem seriamente a empresa.

Por fim, minha opinião...
CM Punk e o seu método Straight-edge podem salvar a situação.


Como viram, falei de todos os lados e tentei ser imparcial ao longo deste artigo, mas agora é a hora de eu mostrar minha opinião sobre o assunto. Está certo que a empresa – no caso a WWE – pode perder milhares de dólares para as outras empresas, ou mesmo para si própria – no caso de um Bury sobre o wrestler pego no exame de drogas -, mas mantenho a opinião de que o único meio funcional para isso é o uso de punições rígidas, de pelo menos 60 dias na primeira infração – por exemplo.

O problema é que ninguém deve ou tentaria fazer isso pela parte financeira, mas seria uma medida de prevenção, já que ninguém quer ficar tanto tempo parado por um mísero erro. Outra coisa que a WWE deve fazer – mesmo que suja – é começar a valorizar mais personagens/wrestlers “limpos”, como CM Punk e outros que estão surgindo. Seria um método de dizer: “aqui quem se dá bem é quem não usa drogas. Quem usa, está lá no Low/Mid Card”.

A WWE até já usou deste artifício, quando pôs o WH Championship nas mãos de CM Punk, pouco mais de um ano depois do acidente ocorrido com Benoit. A questão que fica é: “como uma empresa vai querer punir wrestlers por usar drogas, se o próprio chairman usa/usava?”, pois não acho que Vince seja “bombado” daquele modo por puro e simples esforço físico.

Assim, termino meu artigo e minha opinião sobre o assunto, agradecendo imensamente ao Jack pela conversa bastante esclarecedora que proporcionou esta crônica.

Agora, resta a vocês comentar sobre o assunto de forma tranquila!

UPDATE: Aqui alguns links úteis para quem quer entender o que aconteceu com Chris Benoit...

7 comentários:

Jack 8 de janeiro de 2009 às 15:50  

Puxa King, parabéns pela crônica. Vi que a conversa foi bastante enriquecedora :P

Em pensar que tudo começou quando eu te falava sobre a "gafe" de vários blogs noticiarem o interrogatório da Stephanie e do Vince como uma "entrevista" (HahA Como se casa branca fosse uma revista de Wrestling O_o).

Gostei muito da crônica pois foi algo realmente diferente. Boa escolha de tema, ou ao menos de ponto de partida para a explanação que veio na sequência (Sem trema, novo português :-D)

Nâo tenho muito o que falar porque muitas das minhas opiniões estão misturadas com as do King no decorrer do artigo. Se eu tenho algo para sobressaltar são dois pontos:

Além das pancadas na cabeça de Benoit, o uso de esteróides trouxe um problema aos seus testículos a produção de testosterona. Com isso ele precisou tomar remédios (Para regular a produção dos hormônios) e isso, aliado a séu cérebro estar no estado de uma pessoa de 80 anos com mal de Alzheimer (segundo médicos. Se você tiver aquele link da reportagem que te passei, seria uma boa postar) fizeram ele ficar louco o suficiente para cometer aquela atrocidade.

Se eu gostava de Benoit no ringue? Sim. Até hoje posso assistir lutas dele. Mas não tenho como achar que um cara que matou a esposa e o filho, para depois cometer suicídio, seja uma espécie de herói ou algo parecido. Sendo assim, não posso participar de "homenagens a Benoit" como se ele fosse apenas uma vítima...

E o outro ponto seria que CM Punk foi campeão da ECW pouco depois da morte de Benoit. Não seria uma valorização de punk justamente por não usar drogas?

Felipe 8 de janeiro de 2009 às 16:27  

Concordo com vc em relação a colocar wrestlers que "cometem erros" no top da empresa, apesar de meu wrestler preferido ser o Jeff Hardy. Mas ao que parece, ele (J. Hardy) não está mais se drogando e até está noivo (oque pode significar que ele mudou).
No caso de Cm Punk, eu ja vi alguem falar "como vamos saber se Straigh Edge é só a gimminick dele ? e que ele não se droga fora dos ringues ?"
Eu acho que não pq desde a ROH ele se diz Straight e tbm tem a tatuagem escrito "Drugs Free".
Agora vem outra questão, por que wrestlers que são pegos com drogas estão no topo ? Será que exista alguma droga que faz uma pessoa ser boa no wrestling ? Claro que não, mas alguma droga pode melhorar o desempenho e deixar o cara bombado. No caso Benoit, eu não sabia disso das pancadas na parte de trás da cabeça, mas alguém que faz o Headbutt da top rope e erra, indo direto no chão (o.O) não é normal.
Mais uma coisa, Vince nunca usou esteróides ? HAHAHAHAHA boa piada.

É isso ai ;)

PV 8 de janeiro de 2009 às 16:37  

Straight Edge não é uma Gimmick e sim um estilo de vida ele mesmo (Punk) falou que dentro e fora dos ringues é um Straight Edge o termo "Drugs Free" quer dizer tipo "Drogas To Fora"

Anônimo 8 de janeiro de 2009 às 16:48  

um dos motivos do Punk ter optado por seguir esse estilo de vida é que o pai dele tinha problemas com alcool.

Guilherme 8 de janeiro de 2009 às 17:00  

Assunto bem escolhido, e bem debatido, crônica excelente, ótiam escrita e tudo mais. Parabéns!

Anônimo 8 de janeiro de 2009 às 17:18  

O Punk não tá puro MESMO.

Matheus Machado 8 de janeiro de 2009 às 19:59  

boa cronica king, assunto bem escolhido. Parabens ae, contenue assim :D