TRK Lines #4
Feliz ano novo a todos. Hoje, dia 1º de Janeiro, e quinta-feira, é dia de mais uma TRK Lines. Dessa vez, depois do fracasso que foi a última edição, escrevo sobre um dos momentos mais marcantes da história do pro-wrestling. A partir dele, surgiram muitas teorias sobre a pessoa de Vince McMahon e sua honestidade.
Muitos já devem saber do que eu estou falando, do “The most infamous moment in Wrestling”: The Montreal Screwjob. Para saber mais sobre esse momento e também minha opinião sobre o assunto, clique no Leia Mais.
The most infamous moment in Wrestling
Antes de começar a re-contar a história deste grande acontecimento, tenho de falar um pouco sobre o que é Screwjob. Na verdade, isso é uma história controversa, um tanto quanto polêmica, que acontece dentro do ambiente do pro-wrestling. Evidentemente, o maior e mais marcante deles é o que falamos falar hoje, acontecido no Survivor Series 1997, em Montreal, no Canadá.
Tudo começou em 1996, quando Mr. McMahon e Bret Hart, a altura um dos maiores wrestlers da WWF, negociaram a renovação contratual de Hart, que recebera uma proposta milionária da WCW (World Championship Wrestling, empresa rival da WWF). O novo acordo foi firmado em 20 anos, com um dos maiores salários da companhia à época. Assim, as duas partes consideraram que aquilo seria no mínimo uma prova de lealdade, mantendo-se assim por todo o ano.
Entretanto, no ano de 1997, a companhia de Vince McMahon começou a ter uma crise financeira, visto que a WCW, rival direta em termos de ratings, estava crescendo a passos largos em direção ao topo da indústria do pro-wrestling. Logo, Vince precisou diminuir os salários de todos os superstars top de linha da empresa. Um deles era o The Excellence of Execution, mesmo com o acordo firmado no ano anterior. Vince, desesperado, tentou de todas as formas diminuir o salário de Hart, e chegou ao ponto de aceitar perder o superstar e sua gimmick para a companhia rival.
O Survivor Series chegou e a luta marcada pelo WWF Championship era contra o seu desafeto, Shawn Michaels. Vince McMahon contactou Bret algumas semanas antes do PPV para que o mesmo perdesse, mas o mesmo não aceitou, pois a luta seria em Montreal, no Canadá, cidade e país natal do Hitman. Então, Vince aparentemente aceitou a decisão de Bret e combinou que a luta terminasse do seguinte modo: HBK aplicaria um Sharpshooter em Hart, que inverteria e faria com que Shawn Michaels desse tapout, não visto pelo árbitro, que estaria desacordado. Hart tentaria acordar o árbitro e levaria um Sweet Chin Music. Um árbitro substituo apareceria e começaria a contagem, mas seria interrompido por Owen Hart e a Hart Foudation. Então, o primeiro árbitro acordaria e tentaria fazer a contagem, mas Hart daria kickout e começaria uma briga generalizada, fazendo a luta terminar em DQ.
Entretanto, Bret Hart estranhou a atitude do chairman, que costumava não mudar de opinião facilmente. Assim, pegou um gravador e foi se reunir com Vince, que lhe explicou novamente como terminaria a luta. Entretanto, pouco tempo antes do PPV começar, Vince contactou Shawn Michaels e Triple H (DX), afirmando uma mudança de planos, que culminaria na vitória de HBK quando aplicasse o Sharpshooter.
20.000 pessoas lutaram o Molson Center, onde se realizava o PPV, para ver o seu grande ídolo lutar pelo WWF Championship. Tudo ocorreu conforme planejado até Shawn aplicar o Sharpshooter em Hart. Mas, ao contrário do planejado, o árbitro se levantou. Hart não viu nada de errado nisso, mas seus companheiros e o segundo árbitro no backstage ficaram confusos. Michaels não deixou que Hart invertesse o golpe, e o referee mandou tocar o gongo. Assim, ninguém ficou entendendo nada. A música de HBK começou a tocar e ele foi declarado o novo campeão da WWF.
Bret se revoltou imediatamente, e cuspiu na cara de McMahon, antes de ser contido pelos seus companheiros de Hart Foundation. Foi o fim da era Hart na WWF, mas o início da Attitude Era.
Até hoje, existe um atrito entre Bret e Vince, mostrado quando Bret não foi à cerimônia do HoF, mesmo sendo introduzido. Não se sabe ao certo, hoje, se Hart realmente iria levar o título da WWF para a WCW, visto que o próprio afirma que não levaria o cinturão para a WCW, mas não o queria perder em Montreal.
Para quem quiser ver o incidente: http://portallutalivre.blogspot.com/2008/12/recomendao-do-dia_27.html
--------------------
Agora, com a história contada e com todos sabendo o que realmente aconteceu naquele dia, chega a hora de eu falar um pouco de minha opinião sobre o assunto – em letra normal – e também falar um pouco do que se desenrolou após o ocorrido – em itálico.
Shawn Michaels
Para mim, HBK foi um dos que agiu errado, mas ao mesmo tempo foi enganado por Vince McMahon. Creio que Michaels não deveria ter topado a mudança de planos que o chairman da atual WWE lhe comunicou, já que ele conhecia o desgosto de Bret Hart em perder o WWF Championship em sua própria terra, em Montreal. Entretanto, Shawn foi um dos enganados – pelo menos até onde eu entendi – por Vince, que já tinha combinado com o juiz de terminar a luta antes do tapout do Hitman.
No marketing, Shawn Michaels ficou um tanto quanto marcado, visto que o público que o amava passava a odiá-lo, acreditando que o Heartbreak Kid tinha algum envolvimento com a farsa que se passou no Montreal Screwjob. Apesar disso, Shawn continuou forte como o champ e se tornou a lenda que hoje é para todos os fãs.
Bret Hart
Acho que poucos irão concordar comigo, mas Bret Hart, na mesma linha de Shawn Michaels, para mim, deveria ter facilitado um pouco o caminho para o WWF Championship, aceitando perder a luta, mesmo que por DQ, CO ou alguma coisa semelhante. Mesmo assim, o erro de Vince não diminui. Será que não custava fazer uma reunião com todos os envolvidos na luta para decidirem o final da história.
Depois do Montreal Screwjob, Bret ‘The Hitman’ Hart foi para a WCW, onde obteve o sucesso que se esperava, ajudando a empresa a se tornar uma das grandes frente à Wolrd Wrestling Entertainment.
Vince McMahon
O ruim, o culpado, o malvado, o canalha... todos esses adjetivos caem muito bem à figura de Vicent Kennedy McMahon nesse caso. É incrível como o chairman da empresa tem a capacidade de se tornar odiado, usando de táticas escrotas para conseguir realizar seus objetivos, desde financeiros até ideológicos – como pareceu ser este caso.
Depois do Screwjob, a figura de Vince McMahon passou a ser bastante questionada, ficando cada vez mais controversa. Outros casos do gênero começaram a aparecer em torno da figura de Vince, que se tornou cada vez mais odiado.
-----------------
Antes de encerrar essa crônica, queria deixar as impressões de três grande cronistas sobre o Montreal Screwjob.
“Eu lembro pouco, porque eu vi a luta e li sobre o assunto há muito tempo, mas, posso dizer que Vince acabou fazendo a coisa certa. Ele TINHA que fazer aquilo, porque seria uma tremenda negativa para a WWF ver o seu atual campeão ir para a grande rival. Seria o mesmo que a WWE perder o Cena ou o Hardy para a TNA hoje (com a diferença que a TNA está bem longe do tamanho e do incômodo que a WCW era na época). E o que serviu pra apimentar mais a história foi o fato do PPV ter sido no Canadá. E HBK foi só uma peça da história, não acredito que ele tenha algo a ver com isso, além de ter feito o que foi mandado pelo Vince”
14 comentários:
Já li vários textos e crônicas sobre esse incidente do wrestling mundial.
Li sua opinião, mas não concordo com a parte que você disse de Bret perder no Canadá, ele poderia bem no outro dia entregar o WWF belt para a WWE e seguir seu caminho.
Li só a parte que tem opinião tua e dos convidados especiais e me chamou atenção a seguinte opinião do SCSA:
"O Vince no Montreal Screwjob mostrou que ele faz o que for para conseguir dinheiro, para conseguir os seus objetivos, elevar a WWF/E a patamares inimagináveis"
Concordo plenamente com essa opinião, falou tudo.
Ah e ótima crônica.
Já sabia tudo sobre este assunto no entanto boa cronica. Daí foi facil de ler...
Cump'z
THK
Parabéns King, Muito bom o texto e de fácil entendimento, o unico problema foi que o tema já está meio atido, mas tudo bem, parabéns... xD
Allyson, eu acho que o Bret Hart poderia ter perdido em um Raw nas semanas seguintes, como era plano inicial. Mas, se fosse exigência da bookagem ou do próprio Vince que a troca do título ocorresse em um pay-per-view, o Bret poderia aceitar perder dentro de casa, facilitando as coisas. Contudo, continuo dizendo que a culpa principal foi de Vince, não de Bret, por mais que ele pudesse fazer de tudo para ajudar o chairman.
THK, obrigado pelo elogio. É sempre bom saber que as pessoas estão atualizadas em relação a esse acontecimento tão importante na história do Wrestling mundial.
Levi, valeu. A intenção é mesmo de colocar algo que todo mundo possa ler e compreender facilmente, sempre falando a verdade dos fatos. Sobre o tema batido, não acho tanto assim. Poucos cronistas brasileiros trataram do assunto, e os que trataram faz muito tempo.
Agradeço pelos comentários e abraço!
ótima crônica com um ótimo assunto! Nessa jistória nã se vê que Vince McMahon seja um cara que apoia seus lutadores em suas decisões! agora falando de HBK, ele também deveria ter aceitado os questionamentos de Bret Hart sobre perder EM CASA, o que é difícil não só para o wrestler mas como também é para seus fãs,HBK não agiu errado, ele apenas obedeceu seu chefe!
Já li bastante sobre o assunto e não mudo de opinião, Vicne errou.
Ele deveria ter deixado o cinturão com Bret na altura em que ele confirmou o fato de não querer levar o cinturão na WCW.
Porém depois de tudo o que fez para resolver eh soh com um grande pedido de desculapas da parte dele com BRet Hart.
Vince foi muito esperto, porém completamente imoral. Com essa jogada, nasceu tanto a Attitude Era quanto o personagem do Mr McMahon. Na verdade, até mais: A WCW queria contratar o Bret pra ele ser o top-face, como o Sting. Queria usar o maior herói da WWF para ser o maior herói da WCW, usar a já grande publicidade do personagem. Com o Screwjob, simplesmente o personagem herói do povo morreu. Bret chegou na WCW como mais um revoltadinho e esse "punk" simplesmente não deu certo. Coube ao Hitman passar em branco por lá..
Muito bom King. Então, só acho que Bret Hart não alcan çou o sucesso esperado na WCW, ele chegou com uma gimmicks diferente da clássica, e não deu tão certo...
A opinião do Uncle Johnny foi interessante. Claro que não seria muito bom Bret Hart ir para a empresa Rival, logo após perder o cinturão.. Mas, tudo estava combinado, se ao menos Vince Falasse" Pô bret, Tu vai perder ai e não tem desculpa" ainda...MAs tudo isso ficou marcado pela atitude do Mac em armar contra um wrestler que era Totalmetne adorado pelo publico, e em sua terra Natal...
Abs
Enfim, são diversas opiniões sobre esse tema; Mas na minha visão, os dois lados sairam perdendo...
Não vou responder um por um porque a maioria dos comentários representa opinião pessoal, e prefiro me recatar para não causar problemas - leia-se atritos - aqui neste Blog.
Somente agradeço ao apoio dado e pelos comentários de grandes pessoas!
Muito bom King! Mas é engraçado como eles deixaram de pensar em coisas como: o Bret Hart vence e alguém rouba o title e deixar vago, Bret Hart vencer e deixar o title vago, Bret Hart perder com uma super ajuda do juiz, e entre muitas. Mas não o McMahon quer o mais díficil e mais baixo jeito possível.
Concordo com Jardel
Execelente visão King
Mto bom mesmo!
PUSH Brothers Yeah Yeah!!
PUSH Brothers Yeah Yeah!!
Muito bom, King!
Mesmo que sem saber, acabei fazendo papel de "advogado do diabo" quando apresentei a minha opinião em relação à visão do lado da WWF. Mas, foi importante, porque assim tivemos visões dos dois lados.
Claro que, como o Corbari disse, ele poderia ter jogado na cara do Bret de que ele perderia o título naquele dia e ponto final, mas deve ter algum motivo para que isso não tenha acontecido.
E sim, o Vince é daqueles ultra-competitivos que faz de tudo para vencer. Seja esse "tudo" composto por coisas éticas ou não-éticas.
Como eu disse, ele fez a coisa certa para a WWF, mas de uma maneira errada.
Postar um comentário