O que são as 'gimmick matches'?
Já assistiu a uma 'Strap match'? E a uma 'Item on a Pole match'? Lutas 'especiais' como essas recebem o nome de 'gimmick matches'. Existem vários tipos de lutas, com diversos nomes e diversas estipulações diferentes.
Em ritmo de 'Cyber Sunday', o Portal da Luta Livre prepara uma matéria pra você, onde daremos um giro pelas lutas especiais da companhia. Conheça as estipulações das 'gimmick matches' mais usadas pela companhia, e descubra que o prowrestling vai muito mais além de um combate simples.
Clique em "Leia mais..." para conferir!
Tradicionalmente, uma luta acaba após um pinfall (quando um lutador encosta os ombros do oponente para a 'contagem de três' do árbitro), submission (quando um lutador desiste da luta ao receber uma imobilização), count-out (ao ficar fora do ringue enquanto o árbitro faz a contagem até dez), ou disqualification (o famoso 'DQ', que na maioria dos casos acontece ao usar um objeto não autorizado pelo árbitro para ferir o adversário).
Porém, outros tipos de lutas também acontecem na WWE, onde as regras acima podem ficar totalmente sem efeito.
Abaixo, falamos sobre essas lutas especiais, ou como são chamadas na luta livre, 'gimmick matches'. E aí? Qual a sua 'gimmick match' favorita? Deixe o seu comentário!
AMBULANCE MATCH
A 'Ambulance Match' tem um grande protagonista além dos lutadores. Como o nome já diz, uma ambulância é o principal fator determinante para o combate. As regras são simples: Vence o lutador que conseguir colocar seu oponente dentro da ambulância, fechando a porta para que ele não saia de lá.
Fora isso, não há mais regras. Qualquer outro tipo de objeto pode também ser usado para atacar o adversário, e conseguir a vitória.
BATTLE ROYAL
É uma 'batalha campal' onde (geralmente) 20 lutadores começam a luta em cima do ringue. O lutador que for jogado por cima da terceira corda, e tocar com os dois pés no chão é automaticamente eliminado. Vence aquele que ficar no ringue após todos os outros lutadores serem eliminados.
BLINDFOLD MATCH
Nesse tipo de 'combate às escuras', um dos lutadores ou (geralmente) ambos estão usando uma 'venda' nos olhos, que os impedem de enxergar. Fora essa 'regra escura', a luta é decidida por pinfall ou submission.
BURIED ALIVE MATCH
Um lutador dizer que irá 'matar seu adversário' no ringue não se compara à oportunidade de (literalmente) enterrá-lo a 'sete palmos'. Esse é o objetivo da 'Buried Alive match': jogar seu adversário em uma cova, e enterrá-lo.
CASKET MATCH
Ainda no tema sombrio, a 'Casket match' tem como objetivo jogar o seu oponente dentro de um caixão que fica na lateral do ringue, e fechar a tampa. Não precisa dizer quem foi o responsável por trazer esse tipo de combate para a WWE, não é?
ELIMINATION CHAMBER
O combate principal do pay-per-view 'No Way Out'. O ringue é coberto por uma 'cúpula' de aço, que contém quatro câmaras: uma em cada corner do ringue. Em cada câmara, um lutador fica preso, enquanto dois lutadores começam a luta. Depois de um intervalo de tempo pré-determinado, uma câmara se abre, liberando o lutador preso para que ele participe da luta. Isso se repete mais três vezes, fazendo com que os seis lutadores dentro da cúpula estejam dentro do combate. Um lutador é eliminado por pinfall ou submission. O último a ficar na cúpula vence.
FALLS COUNT ANYWHERE MATCH
Nesse tipo de combate, a regra que impede que um lutador fique fora do ringue após a contagem até dez do árbitro não existe. Em seu lugar, o pinfall pode ser feito em qualquer lugar da arena, ou até mesmo nos bastidores. O juiz sempre acompanha os lutadores para se assegurar de que mesmo que um lutador faça o pinfall em seu adversário nos vestiários, ele vença a luta.
FATAL FOUR WAY MATCH
Embora quatro lutadores tomem parte desse tipo de luta, não é o clássico 'dupla vs. dupla'. Nesse combate, é cada um por si, valendo as regras de uma luta normal. Quem fizer o pin primeiro, ganha. Ou seja, algo difícil tendo em vista que outros dois oponentes podem impedir que um lutador consiga 'pinar' o adversário com sucesso.
Porém, em certas ocasiões, a 'Fatal Four Way match' ocorre com um sistema de 'eliminação', onde um lutador que sofre pinfall ou submission é removido do combate, até que sobre apenas um no ringue.
FIRST BLOOD MATCH
Não há 'disqualifications', nem 'count-outs'. O principal objetivo dessa luta é fazer seu oponente sangrar. O primeiro lutador a sangrar (mesmo que uma gota apenas) perde.
HANDICAP MATCH
Um combate com as regras comuns de uma luta convencional, mas com uma 'numérica' diferença: Um dos lados dessa disputa tem mais lutadores do que o outro. Na maioria dos casos, uma 'Handicap match' é composta de dois lutadores enfrentando apenas um. Mas ocorrem também lutas de dois-contra-três, dois-contra-quatro, ou até mesmo apenas um lutador enfrentando quatro adversários.
HARDCORE MATCH
Totalmente 'hardcore'! Em uma batalha sangrenta, o ringue é cercado por latões de lixo de metal, escadas, bastões, cadeiras, extintores e todo o tipo de arma que um lutador possa usar livremente para ferir seu adversário. Mesmo com a dose alta de violência contida nesse tipo de luta, o modo para vencer continua sendo o tradicional: Fazer o pinfall em seu adversário.
HELL IN A CELL MATCH
O 'Inferno na Jaula' é o cenário para muitas lutas classificadas como 'as mais brutais' na história da WWE. As regras são as mesmas da uma luta convencional, com exceção da regra do 'count-out', que não existe nessa 'gimmick match'. O ringue é coberto por uma jaula de metal de seis metros de altura e cinco toneladas, e seus competidores podem lutar tanto dentro, como fora dela. Um dos momentos históricos da 'Hell in a Cell' ocorreu em 1998, no 'King of the Ring', onde The Undertaker jogou Mankind de cima da jaula para a mesa de narração.
Mick Foley (Mankind) não se recorda dos momentos vividos durante essa luta, e precisou assistí-la em vídeo para poder escrever sobre ela em sua autobiografia. Como resultado deste combate, ele teve o ombro e o queixo deslocados, 14 pontos abaixo dos lábios, dois dentes perdidos, rim machucado, e segundo relatos médicos, algumas costelas quebradas.
I QUIT MATCH
Este combate não só é cheio de expectativas por acabar em uma espécie de submissão, como também é um dos maiores momentos em que um lutador pode saciar o seu ego durante uma luta. Não há regras, nem local determinado. Tanto dentro como fora dos ringues, o árbitro acompanha a luta com um microfone na mão. E o único modo de ganhar, é fazendo com que seu adversário diga 'I quit!' (Eu desisto!).
INFERNO MATCH
Não são apenas os ânimos que esquentam durante esse tipo de combate. O ringue é rodeado em chamas, e o único modo de vencer é incendiando (literalmente) seu adversário.
ITEM ON A POLE MATCH
Ao contrário dos combates convencionais, onde o uso de qualquer objeto ou arma é proibido, no 'Item on a Pole match' ele é o fator decisivo para a vitória. Um mastro é colocado ao poste do ringue (corner). No topo, um objeto é encontrado. Quem pegar primeiro ganha, no mesmo estilo de uma 'Ladder match'.
LADDER MATCH
Nunca a expressão 'Degraus para o sucesso' foi tão bem representada na luta livre. Neste tipo de combate, muito usado (embora a WWE diga que não seja exclusivamente para esse tipo de decisão) para se decidir títulos, o cinturão é preso à uma corda de aço acima do ringue. O único modo de vencer é pegando o cinturão. E para chegar até ele, a única alternativa é utilizar uma escada. Por não ter a regra de 'disqualification', a escada também pode (e sempre é) usada como arma para atacar o adversário.
LAST MAN STANDING MATCH
Não é só no boxe que o nocaute pode nomear um vencedor. Em uma 'Last Man Standing match', não há regras. A única forma de vencer é fazendo com que seu oponente não se levante durante a contagem até dez feita pelo árbitro.
LUMBERJACK MATCH
Poderia até se passar por um combate tradicional, mas é praticamente impossível vencer por 'count-out', pois o ringue é rodeado por outros lutadores. O trabalho deles é mandar um lutador que eventualmente seja jogado pra fora do ringue de volta. Embora essa seja a única função deles no combate, muitos 'lumberjacks' aproveitam para também dar porrada nos lutadores arremessados.
PUNJABI PRISON MATCH
A 'cadeia indiana' é um terror para muitos lutadores. Ao contrário de uma 'Steel Cage match', onde o adversário precisa escapar da jaula, na 'Punjabi Prison' o único método de vencer é escapando de duas!
Uma jaula ao redor do ringue, feita de bambu, possui quatro portas que permanecem abertas por 60 segundos após um dos competidores solicitar sua abertura. Depois desse tempo ela se fecha, e não abre mais durante o combate. Caso as quatro portas se fechem, o único modo de sair é escalando a jaula.
Fim de luta? Vitória? Não! Além desta jaula, outra jaula de seis metros de altura, sem portas, precisa ser escalada. Quem passar pelas duas jaulas é o vencedor.
ROYAL RUMBLE MATCH
Funciona quase como uma 'Battle Royal', mas com algumas pequenas alterações: Os trinta participantes desse combate não começam a luta ao mesmo tempo. Apenas os dois primeiros (que são escolhidos por sorteio) começam no ringue, para a cada dois minutos um novo lutador entrar no ringue. O modo de eliminação é o mesmo da tradicional 'batalha campal': Ser arremessado por cima da terceira corda, encostando os dois pés no chão. O último a ficar no ringue vence.
A 'Royal Rumble Match' ocorre apenas uma vez por ano. Durante o pay-per-view 'Royal Rumble', em Janeiro.
STEEL CAGE MATCH
O ringue é cercado por uma jaula de aço sem teto. O modo de vencer varia: pode ser escalando e escapando da jaula, ou por pinfall e submission. Essas variações na regra sempre são anunciadas antes do combate.
STRAP MATCH
Neste tipo de combate, os oponentes estão atados entre si por uma grossa tira de couro. Ela pode ser usada como arma contra o adversário, mas o único modo de vencer é conseguindo tocar com a mão os quatro corners do ringue sem interrupções e sucessivamente. Ou seja, em sentido horário ou anti-horário. Em alguns casos a tira de couro pode ser substituída por uma corrente, corda etc.
TABLES, LADDERS & CHAIRS MATCH
A famosa 'TLC' funciona como uma 'Ladder Match', onde para vencer, o competidor precisa - com o auxílio de uma escada - pegar o cinturão que está preso acima do ringue. Porém, como o nome diz, além das escadas estão presentes cadeiras e mesas, que podem ser usadas livremente como armas.
TABLES MATCH
Em uma espécie de 'variação' de uma 'Ladder match', este tipo de luta não possui outro modo de se vencer do que deitando seu oponente em uma das mesas que estão disponíveis para o combate, e a quebrando. Por exemplo: arremesssar um adversário em direção a uma mesa, fazendo com que este a quebre, ou simplesmente o deitando nela e com sua força, fazer com que ela se parta no meio.
TRIPLE THREAT MATCH
Três lutadores no ringue. Cada um por si. No molde das mesmas regras de uma luta tradicional, porém muito mais difícil de conseguir a vitória, já que um lutador pode atrapalhar o outro na hora de concluir um pinfall ou submission. Não há 'count-out', e quem derrotar um adversário primeiro ganha.
TWO OUT OF THREE FALLS MATCH
As mesmas regras do combate tradicional, porém num sistema 'melhor de três'. Pode-se vencer por pinfall, submission, count-out, ou disqualification. Porém, é necessário garantir duas vitórias consecutivas neste combate para ser nomeado como vencedor.
WWE IRON MAN MATCH
Dois lutadores ficarão no ringue por um tempo pré-determinado (geralmente 30 ou 60 minutos). Nesse tempo, o lutador que conseguir mais pinfalls ou submissions é declarado o vencedor.
Em ritmo de 'Cyber Sunday', o Portal da Luta Livre prepara uma matéria pra você, onde daremos um giro pelas lutas especiais da companhia. Conheça as estipulações das 'gimmick matches' mais usadas pela companhia, e descubra que o prowrestling vai muito mais além de um combate simples.
Clique em "Leia mais..." para conferir!
Tradicionalmente, uma luta acaba após um pinfall (quando um lutador encosta os ombros do oponente para a 'contagem de três' do árbitro), submission (quando um lutador desiste da luta ao receber uma imobilização), count-out (ao ficar fora do ringue enquanto o árbitro faz a contagem até dez), ou disqualification (o famoso 'DQ', que na maioria dos casos acontece ao usar um objeto não autorizado pelo árbitro para ferir o adversário).
Porém, outros tipos de lutas também acontecem na WWE, onde as regras acima podem ficar totalmente sem efeito.
Abaixo, falamos sobre essas lutas especiais, ou como são chamadas na luta livre, 'gimmick matches'. E aí? Qual a sua 'gimmick match' favorita? Deixe o seu comentário!
AMBULANCE MATCH
A 'Ambulance Match' tem um grande protagonista além dos lutadores. Como o nome já diz, uma ambulância é o principal fator determinante para o combate. As regras são simples: Vence o lutador que conseguir colocar seu oponente dentro da ambulância, fechando a porta para que ele não saia de lá.
Fora isso, não há mais regras. Qualquer outro tipo de objeto pode também ser usado para atacar o adversário, e conseguir a vitória.
BATTLE ROYAL
É uma 'batalha campal' onde (geralmente) 20 lutadores começam a luta em cima do ringue. O lutador que for jogado por cima da terceira corda, e tocar com os dois pés no chão é automaticamente eliminado. Vence aquele que ficar no ringue após todos os outros lutadores serem eliminados.
BLINDFOLD MATCH
Nesse tipo de 'combate às escuras', um dos lutadores ou (geralmente) ambos estão usando uma 'venda' nos olhos, que os impedem de enxergar. Fora essa 'regra escura', a luta é decidida por pinfall ou submission.
BURIED ALIVE MATCH
Um lutador dizer que irá 'matar seu adversário' no ringue não se compara à oportunidade de (literalmente) enterrá-lo a 'sete palmos'. Esse é o objetivo da 'Buried Alive match': jogar seu adversário em uma cova, e enterrá-lo.
CASKET MATCH
Ainda no tema sombrio, a 'Casket match' tem como objetivo jogar o seu oponente dentro de um caixão que fica na lateral do ringue, e fechar a tampa. Não precisa dizer quem foi o responsável por trazer esse tipo de combate para a WWE, não é?
ELIMINATION CHAMBER
O combate principal do pay-per-view 'No Way Out'. O ringue é coberto por uma 'cúpula' de aço, que contém quatro câmaras: uma em cada corner do ringue. Em cada câmara, um lutador fica preso, enquanto dois lutadores começam a luta. Depois de um intervalo de tempo pré-determinado, uma câmara se abre, liberando o lutador preso para que ele participe da luta. Isso se repete mais três vezes, fazendo com que os seis lutadores dentro da cúpula estejam dentro do combate. Um lutador é eliminado por pinfall ou submission. O último a ficar na cúpula vence.
FALLS COUNT ANYWHERE MATCH
Nesse tipo de combate, a regra que impede que um lutador fique fora do ringue após a contagem até dez do árbitro não existe. Em seu lugar, o pinfall pode ser feito em qualquer lugar da arena, ou até mesmo nos bastidores. O juiz sempre acompanha os lutadores para se assegurar de que mesmo que um lutador faça o pinfall em seu adversário nos vestiários, ele vença a luta.
FATAL FOUR WAY MATCH
Embora quatro lutadores tomem parte desse tipo de luta, não é o clássico 'dupla vs. dupla'. Nesse combate, é cada um por si, valendo as regras de uma luta normal. Quem fizer o pin primeiro, ganha. Ou seja, algo difícil tendo em vista que outros dois oponentes podem impedir que um lutador consiga 'pinar' o adversário com sucesso.
Porém, em certas ocasiões, a 'Fatal Four Way match' ocorre com um sistema de 'eliminação', onde um lutador que sofre pinfall ou submission é removido do combate, até que sobre apenas um no ringue.
FIRST BLOOD MATCH
Não há 'disqualifications', nem 'count-outs'. O principal objetivo dessa luta é fazer seu oponente sangrar. O primeiro lutador a sangrar (mesmo que uma gota apenas) perde.
HANDICAP MATCH
Um combate com as regras comuns de uma luta convencional, mas com uma 'numérica' diferença: Um dos lados dessa disputa tem mais lutadores do que o outro. Na maioria dos casos, uma 'Handicap match' é composta de dois lutadores enfrentando apenas um. Mas ocorrem também lutas de dois-contra-três, dois-contra-quatro, ou até mesmo apenas um lutador enfrentando quatro adversários.
HARDCORE MATCH
Totalmente 'hardcore'! Em uma batalha sangrenta, o ringue é cercado por latões de lixo de metal, escadas, bastões, cadeiras, extintores e todo o tipo de arma que um lutador possa usar livremente para ferir seu adversário. Mesmo com a dose alta de violência contida nesse tipo de luta, o modo para vencer continua sendo o tradicional: Fazer o pinfall em seu adversário.
HELL IN A CELL MATCH
O 'Inferno na Jaula' é o cenário para muitas lutas classificadas como 'as mais brutais' na história da WWE. As regras são as mesmas da uma luta convencional, com exceção da regra do 'count-out', que não existe nessa 'gimmick match'. O ringue é coberto por uma jaula de metal de seis metros de altura e cinco toneladas, e seus competidores podem lutar tanto dentro, como fora dela. Um dos momentos históricos da 'Hell in a Cell' ocorreu em 1998, no 'King of the Ring', onde The Undertaker jogou Mankind de cima da jaula para a mesa de narração.
Mick Foley (Mankind) não se recorda dos momentos vividos durante essa luta, e precisou assistí-la em vídeo para poder escrever sobre ela em sua autobiografia. Como resultado deste combate, ele teve o ombro e o queixo deslocados, 14 pontos abaixo dos lábios, dois dentes perdidos, rim machucado, e segundo relatos médicos, algumas costelas quebradas.
I QUIT MATCH
Este combate não só é cheio de expectativas por acabar em uma espécie de submissão, como também é um dos maiores momentos em que um lutador pode saciar o seu ego durante uma luta. Não há regras, nem local determinado. Tanto dentro como fora dos ringues, o árbitro acompanha a luta com um microfone na mão. E o único modo de ganhar, é fazendo com que seu adversário diga 'I quit!' (Eu desisto!).
INFERNO MATCH
Não são apenas os ânimos que esquentam durante esse tipo de combate. O ringue é rodeado em chamas, e o único modo de vencer é incendiando (literalmente) seu adversário.
ITEM ON A POLE MATCH
Ao contrário dos combates convencionais, onde o uso de qualquer objeto ou arma é proibido, no 'Item on a Pole match' ele é o fator decisivo para a vitória. Um mastro é colocado ao poste do ringue (corner). No topo, um objeto é encontrado. Quem pegar primeiro ganha, no mesmo estilo de uma 'Ladder match'.
LADDER MATCH
Nunca a expressão 'Degraus para o sucesso' foi tão bem representada na luta livre. Neste tipo de combate, muito usado (embora a WWE diga que não seja exclusivamente para esse tipo de decisão) para se decidir títulos, o cinturão é preso à uma corda de aço acima do ringue. O único modo de vencer é pegando o cinturão. E para chegar até ele, a única alternativa é utilizar uma escada. Por não ter a regra de 'disqualification', a escada também pode (e sempre é) usada como arma para atacar o adversário.
LAST MAN STANDING MATCH
Não é só no boxe que o nocaute pode nomear um vencedor. Em uma 'Last Man Standing match', não há regras. A única forma de vencer é fazendo com que seu oponente não se levante durante a contagem até dez feita pelo árbitro.
LUMBERJACK MATCH
Poderia até se passar por um combate tradicional, mas é praticamente impossível vencer por 'count-out', pois o ringue é rodeado por outros lutadores. O trabalho deles é mandar um lutador que eventualmente seja jogado pra fora do ringue de volta. Embora essa seja a única função deles no combate, muitos 'lumberjacks' aproveitam para também dar porrada nos lutadores arremessados.
PUNJABI PRISON MATCH
A 'cadeia indiana' é um terror para muitos lutadores. Ao contrário de uma 'Steel Cage match', onde o adversário precisa escapar da jaula, na 'Punjabi Prison' o único método de vencer é escapando de duas!
Uma jaula ao redor do ringue, feita de bambu, possui quatro portas que permanecem abertas por 60 segundos após um dos competidores solicitar sua abertura. Depois desse tempo ela se fecha, e não abre mais durante o combate. Caso as quatro portas se fechem, o único modo de sair é escalando a jaula.
Fim de luta? Vitória? Não! Além desta jaula, outra jaula de seis metros de altura, sem portas, precisa ser escalada. Quem passar pelas duas jaulas é o vencedor.
ROYAL RUMBLE MATCH
Funciona quase como uma 'Battle Royal', mas com algumas pequenas alterações: Os trinta participantes desse combate não começam a luta ao mesmo tempo. Apenas os dois primeiros (que são escolhidos por sorteio) começam no ringue, para a cada dois minutos um novo lutador entrar no ringue. O modo de eliminação é o mesmo da tradicional 'batalha campal': Ser arremessado por cima da terceira corda, encostando os dois pés no chão. O último a ficar no ringue vence.
A 'Royal Rumble Match' ocorre apenas uma vez por ano. Durante o pay-per-view 'Royal Rumble', em Janeiro.
STEEL CAGE MATCH
O ringue é cercado por uma jaula de aço sem teto. O modo de vencer varia: pode ser escalando e escapando da jaula, ou por pinfall e submission. Essas variações na regra sempre são anunciadas antes do combate.
STRAP MATCH
Neste tipo de combate, os oponentes estão atados entre si por uma grossa tira de couro. Ela pode ser usada como arma contra o adversário, mas o único modo de vencer é conseguindo tocar com a mão os quatro corners do ringue sem interrupções e sucessivamente. Ou seja, em sentido horário ou anti-horário. Em alguns casos a tira de couro pode ser substituída por uma corrente, corda etc.
TABLES, LADDERS & CHAIRS MATCH
A famosa 'TLC' funciona como uma 'Ladder Match', onde para vencer, o competidor precisa - com o auxílio de uma escada - pegar o cinturão que está preso acima do ringue. Porém, como o nome diz, além das escadas estão presentes cadeiras e mesas, que podem ser usadas livremente como armas.
TABLES MATCH
Em uma espécie de 'variação' de uma 'Ladder match', este tipo de luta não possui outro modo de se vencer do que deitando seu oponente em uma das mesas que estão disponíveis para o combate, e a quebrando. Por exemplo: arremesssar um adversário em direção a uma mesa, fazendo com que este a quebre, ou simplesmente o deitando nela e com sua força, fazer com que ela se parta no meio.
TRIPLE THREAT MATCH
Três lutadores no ringue. Cada um por si. No molde das mesmas regras de uma luta tradicional, porém muito mais difícil de conseguir a vitória, já que um lutador pode atrapalhar o outro na hora de concluir um pinfall ou submission. Não há 'count-out', e quem derrotar um adversário primeiro ganha.
TWO OUT OF THREE FALLS MATCH
As mesmas regras do combate tradicional, porém num sistema 'melhor de três'. Pode-se vencer por pinfall, submission, count-out, ou disqualification. Porém, é necessário garantir duas vitórias consecutivas neste combate para ser nomeado como vencedor.
WWE IRON MAN MATCH
Dois lutadores ficarão no ringue por um tempo pré-determinado (geralmente 30 ou 60 minutos). Nesse tempo, o lutador que conseguir mais pinfalls ou submissions é declarado o vencedor.


















16 comentários:
bela matéria
noh! bem massa
aqui tah virando uma wikipedia do wrestling xD
Falto só a Submission Match .. se bem que pode se ter uma IronMan de Submission rsrsr! flw´s galera.. materia muitooooo boa!
muito bom pessoal parabéns
Ixi eu tava lembrando aqui falto algumas mesmo.. como Death Match..cut hair match entre outras.. mas mesmo assim tahhh mto boa a materia 9,0!
uau muito boa matéria xD
uma coisa ali que não foi citada na luta do mick foley contra o taker era que a primeira queda da cela (a que ele cai em cima da mesa) foi a combinada, a segunda aconteceu por acidente, a cela não suportou o peso do choque que o foley tomou do chokeslam que o taker deu nele e ele arrebentou a cela, foi ali que ele se machucou mesmo xP
Faltou o Parking Lot Brawl,mas mesmo assim ótima matéria, uma das melhores do portal
as minhas lutas preferidas sao: hell in a cell, hardcore, tlc, elimination chamber e royal rumble
ah e matéria mt boa, parabéns
A minha preferida eh a classica HELL IN A CELL MATCH, =D, uma das q mais gostei foi a do Batista x Tiple H Lol
otima materia!!!
mas como eh essa luta q vai ter no cyber sunday: No holds barred
vlw portal por sempre deixar nos fans por dentro do mundo da luta livre!!!
Otima Matetia , ta cada vez melhor
ta de parabens !!!
bem que no jogo da wwe (smackdown vs raw 2009) deveriam ter todos esses tipos de lutas :D
Nada melhor do que uma TLC Match. Seja 1 on 1 ou Tag Team, TLC Matches tem sempre os melhores spots!
É impossível não se tornar fã de TLC Matches após assistir a do WrestleMania X-Seven pelo WWF Tag Team Championship. Uma das melhores lutas que já vi na vida (já devo ter assistido umas 15 vezes)!
Mas também adoro a clássica Royal Rumble Match.
BLINDFOLD MATCH
Bah, não conhecia essa, mas parece ser muito interessante..hehehe
Boa Matéria Marcos, bem informativa
e nada melhor que uma boa e velha Hell in cell :D
Abs
muito bom o post eu msm n conhecia algumas lutas como a strap match ou a punjabi prision
eu acho(ACHO) q vc esqueceu a luta extreme ruleZ( da old ECW)a melhor luta e a EXTREME RULEZ (pq eu sou um fan de hardcore)
as 2 q eu mas gosto das q vc fla foram as hardcore match e a TLC(tables ladders and chairs)
as melhores gimnicks que eu acho são o hel in a cell,tlc,elimination chamber e i quit match
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