sábado, 26 de julho de 2008

Editorial - Não é assim que a banda toca

Bom, decidi publicar um editorial mensal, até para melhor responder questões sobre o site que recebo por e-mail, falar de projetos para o portal, e outras coisas relacionadas ao site, e ao nosso trabalho aqui.

Queria começar esse novo tipo de post de uma forma amigável, até por causa do layout novo, essas coisas... Mas hoje, pesquisando pelo portal no Google, tomei o que podemos dizer de um "tapa na cara" no qual não poderei ficar quieto.

Para ler mais, clique em "Leia o post completo".

Muitos sabem que quando começamos, não tinha perspectiva de que o Portal da Luta Livre crescesse tanto. Nosso projeto anterior, o WWEBrasil.com teve ascensão meteórica, fazendo com que a gente passasse a cobrir um pouco mais além, fazendo assim o nosso projeto atual, que é justamente o site no qual você está agora.

É claro que há uma parcela de internautas que não gostam do site. Algo perfeitamente normal, já que existem muitos sites sobre o tema, e uma parte deles merece reconhecimento como os melhores sobre o tema, como por exemplo o blog Luta Livre (http://heroi.uol.com.br/lutalivre/) no Brasil, o Galáxia Wrestling (http://www.galaxiawrestling.blogspot.com) em Portugal, o ProWrestling.com nos Estados Unidos... Todos merecedores do nosso apreço, e também dos internautas espalhados pelo mundo.
Mesmo havendo então uma parcela que não goste do nosso site, há uma bem maior que respeita e aprecia o nosso trabalho. E essa parcela, além de ser responsável pelo crescimento dos sites sobre luta livre aqui no Brasil, é também responsável pelo status do Portal da Luta Livre hoje.

Graças aos internautas (O que inclui você, que está lendo este editorial, e prestigia nosso trabalho), recebemos elogios não só dos próprios visitantes, como também de donos de outros sites e blogs espalhados pelo Brasil e Portugal. É muito bom ver que mesmo havendo "concorrência" (Entre aspas pois pra mim não importa se site A é maior do que site B), é algo saudável, e muitos de nós, donos de sites, nos comunicamos sempre.

Mas, infelizmente, há uma pequena parcela que ainda não teve a oportunidade de aprender o que é etica, e é sobre isso que gostaria de falar.
Como eu disse no começo, através de uma pesquisa no Google acabei levando um "tapa na cara" que não tenho mérito pra receber, na minha opinião.

Havia um blog. Neste blog (Não citarei o nome. Até porque, não é mais um blog ativo) havia um rapaz que postava sob a alcunha de Shawn Michaels. Esse rapaz, um dia, decidiu fazer um desabafo por causa do número baixo de comentários em seus posts. Segue um trecho do post dele:

Porra, vai a merda, eu gasto um tempão pra EDITAR AS NOTICIAS, COISA QUE SÓ O *** ********** FAZ.

Ai vocês vão lá e comentam em merda de Portal da Luta Livre que tem 2 noticias por dia e o nosso 8?

Vão se fuder, eu não sou pessoa de ficar dando Ctrl C e Ctrl V que nem vários blogs não, eu tenho valor, se vocês num quiserem comentar então vocês que se fodam seus traidores vagabundos!


Peço desculpas por deixar os palavrões e omitir apenas o nome do site autor da mensagem acima. Mas isso, é só pra terem uma noção da coisa.
Bom, esse rapaz não gosta do nosso site. É notório isso. Mas acho que pelo menos poderia ter usado um pouco de ética ao falar de nós. Até porque ele já usou o Portal da Luta Livre como fonte para as notícias de seu blog.
Acho que até o respeito às opiniões devem ter um limite. Respeito muita gente que me diz que não gosta do portal. Mas não posso respeitar uma atitude anti-ética, de alguém que não só ofende nosso trabalho, como também deixa claro que não está nem aí para os seus visitantes.

Hoje, este rapaz está em outro blog, que também não citarei o nome, até porque esse blog não tem nada a ver com isso. Pelo contrário, ele já existia antes do tal Shawn Michaels ter seus ataques de fúria. Inclusive, este blog já procurou a gente pra fazer parceria, que não deu certo por falta de comunicação. Nada impede de sermos parceiros no futuro. Tomara que esse rapaz possa descansar a cabeça tranquilamente se ocorrer uma parceria dessa.

Já pensou, Shawn, se por acaso você um dia é membro de um site parceiro do Portal da Luta Livre? Já pensou se um dia te dá algo na cabeça e você me manda um e-mail buscando um local pra postar? Como seria a sensação?

Por mais que tenha me magoado essa situação toda, desejo ao Shawn o melhor em sua nova empreitada, e continuo desejando ao pessoal do blog no qual ele está atualmente todo o sucesso possível. Sei que o pessoal acessa o Portal, então entrem em contato caso ainda estejam interessados na parceria, o que aconteceu não é empecilho algum. Também sei que o Shawn está lendo isso. Afinal, se ele já usou o portal como fonte de notícias, é porque ele é visitante nosso :D. Shawn, calma meu velho. Não adianta ter raiva do portal, se o seu site antigo não tinha muitas visitas ou comentários. Todos os sites começaram assim, com poucas visitas, poucos comentários... Quantos comentários tem em cada notícia nossa postada aqui? Pode ver, a maioria não tem nenhum. Isso não é motivo pra descarregar sua raiva em tudo e em todos... O que importa, é ter seu trabalho reconhecido, como o nosso tem, depois de quase 8 meses de luta.

Para todos que estão agora começando um blog, ou site sobre luta livre: Não desistam nunca. Não se intimidem com os "sites grandes" por aí. Vocês podem crescer, e muito. Muitos sites estão aparecendo, muitos pedem parceria com a gente por e-mail diariamente, e muitos estão sendo estudados por serem de qualidade. É isso que importa: A qualidade do site. Não importa se ele tem mil ou um milhão de visitas. A verdadeira importância, é ser original, e fazer o que todo site sobre luta livre deve fazer: Entreter os fãs.

Um abraço, e até o próximo editorial.

3 comentários:

Jack 28 de julho de 2008 às 13:08  

Olá,

Sou Jack, colunista do blog (http://wwewrestlingbrasil.blogspot.com), onde o Shawn Michaels se encontra atualmente (porém não é o mesmo onde o dito comentário foi feito). Desde já, adianto que não estou comentando aqui como "porta voz do blog", pois lá eu sou apenas colunista, não sou um dos administradores, portanto minha opinião não representa a mesma do referido portal. Na verdade, posto aqui na condição de leitor mesmo, já que antes mesmo de escrever as minhas Jack-O-Manias (http://wwewrestlingbrasil.blogspot.com/search/label/Jack-O-Mania), já conversava com o Mateus e o Raphael pelo msn.

O Shawn é uma criança, e uma criança bem impulsiva. Ele não pensa muito bem no que fala, simplesmente pensa numa coisa e sai dizendo. Olha só o post que ele fez no blog onde sou colunista: http://wwewrestlingbrasil.blogspot.com/2008/07/aviso.html.
Vale mesmo a pena dar ibope a um atitude dessas? Vocês são superiores a isso, relaxem. Nâo que ele esteja certo, isso sabemos que não está, mas um comentário infeliz feito por uma criança impulsiva não deve atingir vocês.


Sei que o blog de vocês objetiva a imagem de "profissional", onde todas as coisas são tratadas com uma certa seriedade, mas outros blogs brasileiros possuem administradores de uma baixa faixa etária, o que torna os mesmos informal o suficiente para que esse tipo de coisa apareça.

O Shawn é até esforçado, mas vive arrumando confusão por sua impulsividade. Vai ver é hora de um Welness Policy para a blogosfera...rs

Marcos Amaral 30 de julho de 2008 às 09:35  

Jack, falou muito bem. A questão nem é dar ibope. Por isso optei por não colocar o endereço do blog que ele postou, e o do blog onde você está, que é a "nova casa" dele.

Não tinha lido ainda esse post que você citou no comentário. Realmente, você tem razão, isso não deveria me atingir (particularmente). Mas é que é chato ver alguém que acessa nosso site, usa como fonte (na época pelo menos) e não consegue aceitar que os seus visitantes não comentem.

Cara, se comentário fosse problema, o nosso site estaria ferrado. Não é todo mundo que comenta. Até porque o propósito do site não é esse. O pessoal quer entrar, ler as notícias, colunas, resultados, como em qualquer página de wrestling por aí.

Mas fica frio, não vou ficar de marcação não, hehehe... Foi apenas um desabafo.

E pra quem mais estiver lendo, não confundam as coisas: O WWE Wrestling Brasil (This is wrestling!) não tem nada a ver com o assunto! Pelo contrário, é um blog muito bom, e recomendo à todos!

Um grande abraço!

Jack 30 de julho de 2008 às 17:42  

Então Marcos,

Eu entendo como você se sente. Você dá um duro danado em montar as coisas, gasta um bom tempo da sua vida planejando/executando e ralando para manter um portal de alta qualidade como é esse aqui.
É um trabalho seu, é uma coisa que você se dedicou pra valer. De repente surge alguém e critica, e o pior, critica de maneira não construtiva e sem dar argumentos decentes para justificar opinião. Isso nos chateia sim é natural.

Quando postei aqui, não foi pensando em livrar a cara do "WWE Wrestling Brasil - This is Wrestling!" (it doesn't matter what your name is!), mas sim deixar claro que essa não é a opinião geral sobre o trabalho que vocês desempenham por aqui. O Shawn tem boas intenções, mas é muito garoto ainda e dá essas explosões vergonhosas de vez em quando...

Isso aí é meio brabo. Imagino como lutadores da luta-livre nacional devem se sentir ao ler alguém falando mal da luta-livre nacional, quando eles ralaram (e ralam) pra conseguir manter a paixão viva (Não só ralam em cima do ringue com as pancadas, mas principalmente fora pra conseguir $ e manter a coisa na ativa). Geralmente esses caras nem sabem quem foi (ou é) Aquiles ou Mozart, e vivem dizendo que é "tosco" (o que aí você sabe muito mais do que eu pois você conhece pelo menos alguns dos monstros-sagrados da luta livre nacional). Infelizmente já fui um desses, até ver uma cadeirada que o Bob Jr tomou nas costas do Mozart hehe...

Na verdade nessas horas dou graças por essas lendas da luta-livre nacional não habitarem muito pela internet. Se poupam de ler cada lixo por aí...

Mas é isso aí, bola pra frente :-)

Quando surgir um cara desse, manda logo o cara entrar no Hell in a Cell com Undertaker e segue a vida :-)